terça-feira, 20 de abril de 2010

Paulo Paim volta a defender reivindicações de aposentados e pensionistas do fundo de pensão Aerus

Terça-feira, 13 Abril 2010

Em discurso nesta segunda-feira (12), o senador Paulo Paim (PT-RS) fez um resgate da história do Fundo de Pensão Aerus, criado em 1982. Ele voltou a declarar apoio às reivindicações de aposentados e pensionistas, principalmente da Varig, que teriam sido prejudicados por decisões da Secretaria de Previdência Complementar. Para o senador, a União precisa reconhecer sua responsabilidade nos prejuízos dessas pessoas.


- Não houve apenas omissão da União, houve ação deliberada, infelizmente, de alguns setores, falando em nome da Secretaria de Previdência Complementar, aprovando quebra de regras contratuais, de forma unilateral, sempre em prejuízo do participante, ou seja, do trabalhador da parte mais fraca – criticou.
De acordo com Paim, a União já foi responsabilizada pela Justiça e tem o dever de recuperar o valor de aposentadorias e pensões.
- Houve fraude à lei, houve fraude ao regime de capitalização. Hoje, são dezessete mil participantes do Aerus, sendo 8.500 aposentados e pensionistas, sendo 8.500 ativos, funcionários demitidos que estão a ver navios. Pessoas que há quatro anos tiveram suas aposentadorias e seus vencimentos reduzidos a 8% do que estavam recebendo até 12 de abril de 2006 – resumiu.
Em aparte, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) apoiou o pronunciamento do colega.

Sindicatos
Paim também relatou algumas de suas atividades no Rio Grande do Sul na semana passada. Ele registrou que teve encontros com representantes de diversas entidades sindicais, entre elas a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Central Geral dos Trabalhadores do Brasil (CGTB), União Geral dos Trabalhadores (UGT), Nova Central, Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas (Cobap) e Confederação Nacional de Aposentados.
O senador informou que durantes essas reuniões foram discutidos assuntos como fator previdenciário, recomposição das aposentadorias, redução da jornada de trabalho sem redução do salário, recuperação de perdas salariais, contribuição assistencial, adicional de periculosidade para carteiros, vigilantes e eletricistas e adicional de insalubridade.

Da Redação / Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Um comentário:

  1. Do blogue do senador Alvaro Dias:
    Rose disse:
    13 de abril de 2010 às 10:23

    Sinceramente, eu não creio em palavras jogadas ao vento, prefiro a ação.
    Discursos de políticos que usam a emoção, raramente expressam a verdade, simplesmente funciona como um apelo emocional para conquistar confiança, é pura chantagem emocional.
    É o caso do Senador Paim, se quisesse realmente aprovar algum projeto que beneficie trabalhadores e aposentados, já teria conseguido alguma coisa. A sua escolha é óbvia, o lado do senador é o lado do governo, apenas mantém o teatro para protelar qualquer decisão e segurar qualquer reação contrária, que prejudique os interesses eleitorais.
    Além disso, a fala mansa confunde e divide a plateia.
    Prestem atenção nisso.
    Em qualquer caso é assim que funciona.
    Sempre tem um grupo que adere aos apelos do “simpático” e se torna hostil com quem está enxergando a verdade. Então, o grupo se divide, enfraquece e tem diminuida qualquer possibilidade de vitória, porque a estratégia do outro lado acaba funcionando.
    Procurem confiar em quem age com firmeza e não abandona vocês em nenhum momento. Eu percebo que o senador Álvaro Dias está tentando, de maneira incansável, romper a barreira do descaso e da hipocrisia de quem só está enrolando e enganando.

    por jimpereira Terça-feira, 13 Abril 2010 at 14:52

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-