quinta-feira, 13 de maio de 2010

O Papa, Obama, Lula, Aerus e revoltados…

O Papa Bento XVI chegou a Lisboa ontem, 11 de maio de 2010. Encontrou-se com o presidente de Portugal, Aníbal Cavaco Silva. Já rezou missa no Terreiro do Paço, praça central e emblemática de Lisboa.

Hoje, 12 de Maio, encontrou-se com o “mundo da cultura” – 1.500 convidados – no CCB-Centro Cultural de Belém, em frente ao Mosteiro dos Jerônimos. Foi o cineasta Manoel de Oliveira, 101 anos,  que discursou em representação dos demais convidados. (Manoel Cândido Pinto de Oliveira,  nasceu no Porto, em 11 de Dezembro de 1908).

O Papa também recebeu na Nunciatura Apostólica, o primeiro-ministro de Portugal, José Sócrates. Que ao se dirigir aos jornalistas após a visita ao Papa, se referiu a este como Sua Iminência, por duas vezes. Ou cometeu um lapso ou não se preparou convenientemente acerca dos tratamentos protocolares eclesiásticos. Ao Papa é reservado o tratamento de Santo Padre ou Sua Santidade. Sua Iminência é para cardeais.

Neste momento em que mal traço estas linhas o Papa está em Fátima.

Amanhã, 13 de Maio, permanecerá durante todo o dia em Fátima.

Depois de amanhã, 14 de Maio, após a missa na Avenida dos Aliados, no Porto, encerrará a sua visita a Portugal.




Aníbal António Cavaco Silva é o atual presidente de Portugal. É, ou era, do PSD – Partido Social Democrata. Foi primeiro-ministro de Portugal de 6 de Novembro de 1985 a 28 de Outubro de 1995, tendo sido o que mais tempo esteve à frente do governo do país desde o 25 de Abril. Em 22 de Janeiro de 2006 foi eleito Presidente da República, tendo tomado posse em 9 de Março do mesmo ano. Deverá se recandidatar ao segundo mandato nas próximas eleições presidenciais que se realizarão em Janeiro de 2011. Tem bastantes chances, julgo eu.



José Sócrates  Carvalho Pinto de Sousa, é o atual primeiro-ministro de Portugal. Assumiu a presidência do Conselho de Ministros em  12 de Março de 2005. É secretário-geral do Partido Socialista desde Setembro de 2004. Atualmente, além da severa crise económica se vê a braços (e orelhas) com os casos da PT Telecom, a compra da TVI, Freeport… Se bem que hoje ele está bem feliz com a última notícia de que Portugal teve o maior crescimento económico da EU no primeiro trimestre de 2010.

Obama, Barack Hussein Obama é o 44º presidente dos EUA. Tomou posse em 20 de Janeiro de 2009. Seu mandato irá até Janeiro 2013. Deve estar bastante preocupado com as traquinices  megalômanas internacionais de um determinado presidente sul-americano.

Luiz Inácio Lula da Silva, 35º presidente da República Federativa do Brasil, está no seu segundo mandato que se encerrará em 1º de Janeiro de 2011. Porém, as eleições presidenciais ocorrerão em Outubro de 2010. Lula, forma hipocorística de "Luís", é sua alcunha desde os tempos em que era representante sindical. Posteriormente, este apelido foi oficialmente adicionado ao seu nome legal para poder representá-lo eleitoralmente. É co-fundador e presidente de honra do Partido dos Trabalhadores (PT). Em 1990, foi um dos fundadores e organizadores, junto com Fidel Castro, do Foro de São Paulo, que congrega parte dos movimentos políticos de esquerda da América Latina e do Caribe.

Lula é o brasileiro que mais vezes se candidatou à presidência da República do Brasil, sendo candidato a presidente cinco vezes. Em 2006 ultrapassou Rui Barbosa, que se candidatou quatro vezes.

A estrutura que serve ao atual presidente, a serviço deste, faz circular, sutilmente ou nem tanto, que o Brasil agora é respeitado no exterior, graças ao atual presidente. E muitos cidadãos,  muitos mesmo, ecoam essa mentira. Basta ler as cartas dos leitores por aí.

Os brasileiros deviam internalizar que é o país, a pátria que dá a moldura aos homens que a servem. Não estes a ela. É o país que é respeitado, como sempre foi ao longo destes 178 anos de independência. Não é o homem que engrandece a Nação, seja ele qual for, até Lula. No máximo, e poucos conseguem, se fazem merecedores da grandeza da Nação porque a honram ao servi-la. Não é o caso do atual presidente. Este tem se servido da Nação para o seu projeto de poder, pessoal e partidário. É bem diferente.

Me oponho, convictamente, ao  atual presidente, governo e todos os tentáculos petistas, não pelo que tenham contribuído, direta ou indiretamente, para a derrocada do AERUS, é muito anterior, desde a véspera da posse. Me oponho pelo que são: mentirosos, invejosos e recalcados. Como todos os esquerdeiros, cela va sans dire.

O atual presidente é ridicularizado por alguns estrangeiros com quem falei. Um deles me disse que o Brasil não merecia o presidente que tinha… Comparou-o ao falecido ditador zairense, Mobutu Sese Seko Nkuku Ngbendu wa Za Banga, que se serviu do seu muito rico país, Zaire, hoje República Democrática do Congo. Ele também era recebido por Chefes de Estado, Reis, Rainhas, Chefes de Governo e outros ditadores ou brincalhões como ele. E o povo adorava ver na televisão estatal esse “reconhecimento” externo. Eu vi alguns desses programas.

Aliás, outros povos também passaram por essa experiência, a de acreditar que eram governados por deuses, que sem estes o país não sobreviveria e não poderia “enfrentar o estrangeiro”.

Eu, por exemplo, quando tinha uns 13, 14 anos tinha muito orgulho da farda da Mocidade Portuguesa. Cheguei a Chefe-de-Quina! A Mocidade Portuguesa foi criada em 19 de Abril de 1936, cópia da Juventude Hitleriana, e extinta em 25 de Abril de 1974.







José Serra (São Paulo, 19 de março de 1942) é  economista e político brasileiro filiado ao Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB). Em 2006 foi eleito governador do Estado de São Paulo, sendo até hoje o único eleito já em primeiro turno.

Ocupou o cargo de governador do estado no período de 1 de janeiro de 2007 até 2 de abril de 2010, quando renunciou ao cargo para se candidatar pela segunda vez à Presidência da República. Serra já exerceu também os mandatos de deputado federal constituinte (1987-1991), deputado federal (1991-1995) e senador (1995-2003), os cargos de Secretário de Planejamento de São Paulo (1983/1986), ministro do Planejamento e Orçamento (1995-1996), ministro da Saúde (1998-2002) e ainda prefeito de São Paulo (2005-2006). José Serra foi candidato à Presidência da República pela coligação PSDB-PMDB em 2002, tendo sido derrotado no 2º turno por Luís Inácio Lula da Silva.

Oxalá ganhe as próximas eleições presidenciais. Não só por ele e por nós, mas também pelo Brasil. A concluir pelo resultado parcial da enquete que rola neste blogue, está muito bom para ele.

Não penso que o presidente José Serra venha a fazer algo de concreto pelos desgraçados pelo Aerus. Normalmente, , atuais presidentes não gostam de resolver pepinos ou cascas de banana deixadas pelo antecessor. E com ele não será diferente. Ide por mim.




O Instituto AERUS de Seguridade Social foi criado no dia 20 de outubro de 1982 pela Varig, Cruzeiro e Transbrasil como instrumento de recursos humanos voltado tanto para os profissionais da aviação civil quanto para as empresas aéreas. O AERUS é uma Entidade Fechada de Previdência Complementar (EFPC) que reúne empresas patrocinadoras ligadas ao setor aéreo. Em 12 de abril de 2006 - A Secretaria de Previdência Complementar (SPC), por meio das Portarias nº 371 e 372, publicadas no Diário Oficial da União de 12 de abril de 2006, determinou a intervenção no Instituto AERUS de Seguridade Social e a liquidação extrajudicial dos planos de benefícios da patrocinadora Varig, tendo sido nomeado interventor e liquidante Sr. Erno Dionizio Brentano, que vinha exercendo o cargo de administrador especial dos planos da empresa aérea desde julho de 2005. Muitos se revoltaram com a quebra desse instituto. Ficaram só com a revolta. Poucos ainda se revoltam contra.
O revoltado nem sempre revoluciona. O revolucionário é o revoltado que não esquece a causa da revolta. 

E o que o Papa tem a ver com Obama, Cavaco, Lula ou Serra? Nada! Como nada têm a ver entre si  Revolucionários e revoltados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-