quarta-feira, 2 de junho de 2010

[Apoio do Deputado Rodrigo Maia] Caso Varig/Aerus: descaso e desumanidade



Há cerca de um ano, denunciei a inaceitável realidade de quase 15 mil trabalhadores, entre demitidos e aposentados, integrantes do Fundo de Pensão Aerus-Varig.
Os primeiros, até hoje não receberam seus direitos trabalhistas, nem tiveram de volta o que recolheram para o Fundo.
Os aposentados, a partir de abril de 2006, desde a intervenção da Secretaria de Previdência Complementar — órgão do governo federal que deveria ter cuidado da fiscalização do Fundo —, tiveram suas vidas financeiras arruinadas, pois passaram a sobreviver com o equivalente a 8% dos seus proventos. A maioria, em idade bastante avançada, não pode mais custear planos de saúde e outras necessidades básicas. Justamente quando mais necessitavam.
A situação dos participantes do Aerus-Varig, que somados os familiares atinge aproximadamente 50 mil pessoas, é absurda, e decorre da gestão temerária e negligente da Secretaria de Previdência Complementar, acrescido hoje pela lentidão da Advocacia Geral da União (AGU).
Ao que parece, a AGU só é rápida na elaboração de pareceres defendendo as ações eleitoreiras do presidente Lula, quase todos rejeitados pelo TSE.
Novamente, por uma questão de humanidade e de respeito a milhares de trabalhadores e seus familiares, defendo a imediata apresentação de uma proposta de acordo, por parte do governo federal, para resolver de uma vez por todas esta absurda e degradante situação.

Um comentário:

  1. Eu, Consuelo Maria, ex-funcionária Varig, demitida e aposentada Aerus, por direito adquirido lhe agradeço. Pois basta o Governo Federal acordar com a Varig a Ação de Defasagem Tarifária, para nossas vidas serem enfim resolvidas e "JUSTIÇA" ser feita.Mais uma vez obrigada, esperando reve-lo como Deputado em 2011. Abs Consuelo Maria

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-