domingo, 20 de junho de 2010

“Va te faire enculer. Sale fils de pute!”



(Giulio Sanmartini) Ontem escrevi sobre o patético e melancólico desastre da seleção francesa nessa Copa do Mundo (leia aqui). Os insultos chovem e vem do povo inconformado, estes acordaram e perceberam que a nacional francesa encerrou um ciclo. Assim palavrões agressivos voam atirados pelas primeiras páginas dos jornais. Na primeira página, equipe técnica e jogadores são chamados em letras garrafais pelo diário “L’Équipe” de “Os impostores”. Até o capitão dos “Bleus” Patrice Evra, junta-se ao coro: “É uma catástrofe, passamos a ser um ‘timeco’ e é isso o que me dói mais”. Triste de ver ao que está reduzida a seleção, que foi a finalista em duas das três últimas copas, vencendo uma. Não se pode dar somente a culpa ao prepotente treinador Raymond Domenech, confiou-se demais em pessoas que nada tinham a oferecer, mas também não se pode esquecer que o ego de Domenech contagiou os jogadores.
Quando se pensava que nada mais de ruim pudesse acontecer, eis que surge o pensamento gauchesco ce Martin Fierro, quando afirma “que não a ruim que não possa ser pior”.


Este pior surge na manchete ainda do “L’Équipe”, desse sábado (19/6) “Va te faire enculer. Sale file de pute”, (vai tomar no c#, porco filha da p§t£), disse o jogador Nikolas Anelka,  no final do primeiro tempo ao treinador Domenech, pois este o estava admoestando por seu método de jogar.


Voltou a prevalecer o “fair play” francês, na copa passada foi o lamentável final do “ídolo” Zidane, que inconformado com a derrota na final, atingiu com uma cabeçada o italiano Metrazzi sendo expulso. Agora como o árbitro da partida não tinha como agir, Anelka foi expulso pelo próprio Domenech. O jogo ainda estava 0 x 0, portanto pode-se conjeturar que a expulsão do jogador possa ter sido responsável pela humilhante derrota, por uma seleção que jamais a havia vencido.



(*) Fotomontagem P&P: As duas manchetes da primeira página do L’Équipe.


Do blogue de Adriana Vandoni, domingo, 20 de junho de 2010, 13h50 (Hora de Brasília)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-