terça-feira, 13 de julho de 2010

Ucrânia e Suazilândia querem aderir à CPLP

Depois da Guiné Equatorial, mais cinco países - Austrália, Indonésia, Luxemburgo, Suazilândia e Ucrânia - manifestaram interesse em aderir à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), disse ontem à agência Lusa o secretário executivo da organização. Domingos Simões Pereira precisou que a Suazilândia e a Ucrânia já formalizaram o pedido de adesão como membros associados, enquanto dos restantes três países, o Luxemburgo solicitou um "convite especial" para estar presente na próxima cimeira da CPLP.
A próxima cimeira de chefes de Estado e de governo da CPLP está marcada para o dia 23, em Luanda, onde Portugal passará o testemunho da presidência da organização para Angola, que assume pela primeira vez esta responsabilidade.
Para Simões Pereira este interesse por parte de países que aparentemente nada têm a ver com a lusofonia é "positivo". "A CPLP deve avaliar isso como algo de positivo. É que, muitas vezes, eventualmente nós assumimos uma perspectiva muito intracomunitária e não estamos tão atentos à repercussão disso no espaço extracomunidade", considerou.
"Mas quando nós começamos a receber esta atenção e este nível de interesse por parte de países que, a priori, não pareceria terem afinidades, interesses tão óbvios, isso deve alertar-nos para aquilo que a CPLP pode significar, para aquilo que pode representar", acrescentou.
O interesse indonésio foi expresso por uma delegação parlamentar, enquanto, do lado da Austrália, foi o embaixador deste país em Lisboa que, em várias ocasiões, contactou o secretariado executivo da CPLP. A CPLP integra oito países: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste, e conta ainda com três países com o estatuto de membro associado: Guiné Equatorial, Senegal e Ilhas Maurícias.
A Guiné Equatorial já formalizou entretanto o pedido de adesão plena, o qual será analisado na cimeira de Luanda.
Domingos Simões Pereira (CPLP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-