segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Serra, assim não dá! Seja você mesmo!


Luis Eduardo R. Caracik

Há muito tempo gosto de muitas coisas a respeito do Serra. Seus diagnósticos a respeito das questões nacionais são precisos. Seus planos são consistentes, e consegue executá-los. É um bom administrador. Cuida bem do dinheiro público. É inteligente. É culto. É honesto. É integro.
O que não gosto muito é que Serra parece não acreditar muito em si mesmo, pois quando se dirige a nós eleitores, não diz exatamente o que pensa. Diz o que acha que queremos ouvir, pois acha que agradando nossos ouvidos e sendo eleito, poderá fazer o que acha certo fazer, mesmo que não gostemos muito de algumas coisas dolorosas, mas que precisam ser feitas.
Estou muito decepcionado com a campanha do Serra. Além de estar levando uma lavada sem tamanho, não está nem mesmo sendo capaz de marcar posição, seja a respeito de suas convicções, ou mesmo as de seu partido, se é que o PSDB tem alguma.
Serra, entenda uma coisa: Até bem pouco tempo, uma parte muito grande do eleitorado dava claras demonstrações de estar desconfiada que não será nada bom ter o PT/PMDB no governo por mais alguns anos. Há evidências claras de que esta gente quer solapar a democracia, seja por razões ideológicas (o PT), seja para poder praticar a corrupção com mais facilidade (o PMDB).
Sua campanha não mostra nada de suas posições a este respeito. Sabemos que você quer construir não sei quantas creches, que você quer voltar a realizar os mutirões de saúde, que você vai criar um ministério dos deficientes físicos (Aliás, mais um ministério, afinal você nada diz a respeito de acabar com nenhum dos que foram inutilmente criados no atual governo). Francamente, sua campanha parece uma Campanha para Prefeito de cidade do interior. Não queremos, ou melhor, pelo menos eu, promessas deste tipo. Quero ouvir o que você fará para deter a desindustrialização que está em curso. O que você fará a respeito da taxa de câmbio e para desonerar as exportações. O que você fará a respeito do preenchimento de cargos públicos por critérios políticos, neste caso não dizendo que suas escolhas serão por critérios técnicos, mas de forma estrutural, para nos livrar deste mal para sempre. Qual sua estratégia para conseguir realizar uma reforma tributária, mesmo que em não sendo possível baixar a tributação num primeiro momento, pelo menos introduza a racionalidade e justiça e simplificação no sistema atual.
Quais são seus planos para gerar recursos para investir em infraestrutura, a começar por saneamento básico. Não queremos ter trem bala, se não podemos ter pelo menos esgoto tratado.
O que você fará para iniciar uma reforma política, que nos leve à situação de um voto valer exatamente um voto, em qualquer lugar do Brasil, mesmo para o legislativo? O que você fará para liderar o Congresso na restauração de sua credibilidade?
O que você fará com as despesas do governo federal, que vem crescendo muito acima das taxas de crescimento da economia nos últimos anos?
O que você fará com o MST, as ONGs de caráter dúbio. O que você fará para reverter o viés totalitário que está instalado no Governo Federal?
E quanto a corrupção? O que você fará, estruturalmente, a este respeito?
Qual será sua política externa? Mais do mesmo?
O que você fará para proteger nossas fronteiras e nosso litoral?
Qual é a sua estratégia para dotar o Brasil de um Judiciário que atenda as necessidades da população e da economia como um todo?
Qual será sua estratégia para aumento de produção de energia elétrica, e também para promover a redução de consumo via modernização de equipamentos?
Serra, quando veremos você quebrar os ovos? Não há omelete sem esta etapa. Não tenha medo de falar a verdade. Não nos trate como se fossemos ignorantes, pois não o somos.
Serra, você tem muito pouco tempo para agir.

Entenda: Você só tem chance de ganhar se entusiasmar o povo com suas idéias. Faça como fazia Mário Covas. Pare de falar dos outros, e fale com entusiasmo de suas próprias idéias. Talvez assim você tenha alguma chance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-