segunda-feira, 27 de setembro de 2010

Engate erudito/Cantada erudita?

NEM TODAS as pessoas são poetas ou habilidosas de palavras, nem todas serão interessantes, inteligentes, eruditas, mas pode-se tentar parecê-lo, e o Facebook é o local indicado. Cada um terá o seu estilo pessoal de engate, mas uma das fórmulas que parecem ter sucesso é o recurso a frases poéticas de grandes nomes da literatura, da poesia, da filosofia ou da cultura. As frases aparecem em todas as línguas, como convém, porque aumenta a erudição de quem as coloca, e pode-se lê-las em francês, italiano, inglês ou noutra língua menos vulgar. E quando se pretende levar o "harém" ao êxtase decalca-se uma frase em latim e aí é a apoteose.
Afinal alguém que escreve em latim, só pode ser um verdadeiro Casanova da erudição.
Os/as fãs endoidecem, e é vê- -los/as a googlar tais palavras para perceber o seu significado. Eficaz? Muitíssimo, porque quem provavelmente lê repetidamente tais frases no FB acabará por achar que o seu "amigo" é mesmo alguém muito erudito, caso contrário falaria provavelmente de couves. Perante tais frases poderá ler- -se um sem-número de likes e de comentários do tipo: Brilhante! Uau! Fascinante! O máximo! Desta interacção no mural é fácil passar às mensagens privadas, onde cada seguidor tentará alcançar um lugar especial no coração do pseudo-autor.
A conversa é apenas o passo que antecede a marcação de um encontro, onde o casanova recorrerá a piropos e elogios. Se o encontro valer a pena, bingo, senão descarta-se dizendo que existe um fosso intelectual entre os dois.
Erudito?
Marta Crawford, sexóloga, jornal "i"

Sobre o assunto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-