terça-feira, 28 de setembro de 2010

Enquanto Superman não salva a escola...


O filme "À espera de Superman", sobre o estado da educação nos EUA, estreou em Nova Iorque, entre polémica acesa. Realizado por Davis Guggenheim, é um documentário sobre o que não funciona nas escolas americanas, com a vantagem de mostar o trabalho daquelas que conseguem sair da mediocridade.
O argumento parte da pergunta chave: porque é que, apesar do investimento, de turmas pequenas, e de mais professores, os resultados no ranking da OCDE continuam a deixar os EUA em 24.º lugar? No trailler, Portugal figura na imagem, por décimos de segundo, porque está logo abaixo, em 25.º lugar, provavelmente por razões de fundo semelhantes.
É mais fácil perceber as consequências de um mau sistema de educação do que as causas. Mas as consequências são tão graves (quem não completa o liceu tem oito vezes mais probabilidade de acabar na prisão, diz o filme) que é fundamental encontrá-las.
E “Superman” levanta muitas pistas. Deixa claro, por exemplo, que é possível ensinar todas as crianças, mantendo níveis de exigência altos, como acontece numa escola pública de Los Angeles onde os alunos superam todas as outras do mesmo Estado, embora 95% sejam pobres.

Deixa claro, ainda, que os bons professores fazem a diferença, e que quando há a coragem de ultrapassar o bloqueio dos sindicatos e implementar programas de avaliação que têm em conta o progresso escolar dos alunos, os resultados permitem distinguir o trigo do joio, impedindo que um mau professor estrague o futuro a uma criança.
Aliás, a crítica subjacente ao papel dos sindicatos dos professores fez subir o tom, com vozes a acusar Guggenheim de os tornar nos bodes expiatórios do caos instalado, e outras a defender que é tempo dos sindicatos “deixarem de proteger os maus professores e começarem a ajudar os bons”. Sem data para a estreia em Portugal, espera-se que “Superman” chegue depressa e faça pensar.
Isabel Stilwell, Destak,28-09-2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-