quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Homem «sem rosto» do Rossio remove tumor de 5,5 kg


O tumor, que cobria a maior parte do rosto, punha em risco a vida de José Mestre

José Mestre, conhecido há vários anos no Rossio e Restauradores como o «homem sem rosto», foi operado em Chicago, tendo-lhe sido removido um tumor de 40 centímetros e 5,5 quilos, noticiou a estação televisiva ABC.

O tumor, que cobria a maior parte do rosto e punha em risco a vida de José Mestre, foi retirado depois de três meses de preparação em Chicago, nos Estados Unidos, tendo sido necessárias quatro cirurgias.


«Finalmente teve uma hipótese de levar uma vida mais ou menos normal porque, antes disto, [José Mestre] sentia que, apesar de nunca o ter pedido, era o centro das atenções em todo o lado», disse o seu tradutor à ABC.

Fonte: Lusa
Era o mesmo de QUELUZ!

Rossio, Outubro 2008
Se não conseguirem olhar para a imagem (abaixo) peço que somente pensem que este homem sofre bastante e merece 2 minutos da vossa atenção... admito que a mim me custou bastante registar este momento, e digo momento porque após conversar com ele e combinarmos que o fotografava ele olhou-me bem nos olhos e eu até hoje me pergunto como fui capaz... não porque tenha nojo como muita gente, mas porque faz confusão ouvir alguém dizer "não sei o que é sentir um beijo"... "as pessoas pensam que sou um monstro"... "as crianças têm medo de mim". É CONHECIDO POR HOMEM ELEFANTE.

Para a maioria das pessoas apressadas que circulam no Rossio, José Mestre não é um nome familiar, mas muitas já terão visto o cidadão de rosto deformado que todos os dias marca presença naquela praça de Lisboa. Há 51 anos, nasceu com uma mancha escura mas aparentemente inofensiva na cara.

"A mancha era lisa, mas começou a criar borbulhas e estas foram evoluindo até me consumir a face quase por completo e hoje só me resta um olho, do qual vejo mal", explicou José Mestre
A malformação vascular e o angioma de que padece foram progredindo ao longo do tempo, apesar de José ter sido operado ao lábio inferior, aos 14 e aos 18 anos, para tentar conter a progressão da doença.

O angioma, que lhe chega abaixo do pescoço, está a comprometer-lhe cada vez mais a fala e a vergar-lhe a coluna devido ao peso, tornando muito dificil que José consiga trabalhar, mas nem sempre foi assim.
As pessoas sempre me vão dando alguma coisa e às vezes ganho 15 euros por hora. Se não fosse assim, nunca poderia pagar a renda, a água, luz e gás e os meus medicamentos, pois recebo do Estado apenas uma pensão por invalidez...

As situações até levaram José Mestre a mostrar o bilhete de identidade, em cuja fotografia está claramente patente o angioma, ou a apedrejar quem o provoca.
 

O José tem vários processos porque, quando atira pedras, as pessoas vão dizer à  poli­cia que ele é agressivo...

E assim vive este homem, de esmolas e favores... de sonhos ... de promessas de ajuda... mas ao longo dos anos apenas é posto de parte e esquecido... da minha parte, tento com este registo que nunca seja esquecido!

Foto: Marta Victorino
Leia também:
José Mestre, antigo controlador de trânsito em Queluz, removeu tumor da cara (vídeos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-