sábado, 23 de outubro de 2010

Tira a mão, senão congela!

Foto: Raul Macias
Ela está ali, geladinha, à sua espera, no freezer ou na geladeira... a decepção vem no momento em que você coloca a mão na garrafa de cerveja e o líquido congela. Nessa hora, aquelas aulas de química fazem falta...
A nossa mão, bem mais quente do que a garrafa e o seu líquido, transfere calor para o interior da garrafa, o que provoca uma pequena expansão do líquido. Essa pequena expansão acaba provocando um movimento no interior da garrafa, o que estimula a formação de cristais. Ao serem estimuladas por fatores como calor ou movimento, as moléculas de uma substância reagem e neste caso, passam de líquidas a sólidas.
O calor da mão também aquece o gás que está lá dentro e que vai tentar escapar da garrafa. Isso provoca o aumento da pressão e o resultado do desperdício é possível ver no momento em que se abre a garrafa. O congelamento instantâneo também pode acontecer com sucos, refrigerantes ou cerveja em lata. 
Para isso não acontecer, basta pegar a garrafa sempre pelo gargalo.
Revista do Brasil, outubro 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-