sexta-feira, 26 de novembro de 2010

10.372 assinaturas!

A adesão à petição “Chico, devolve o Jabuti” deve chegar hoje a 10 mil signatários — e passar.(Já passou!)  Neste momento, faltam 12 assinaturas para atingir essa marca. Para aderir e divulgar, clique aqui. É divertido. O inconformismo é grande. Já me mandaram  links de alguns jornais com textinhos indignados porque, entre os nomes, aparecem “Madame Bovary” (vai ver é alguma inconformada do Leblon…) e “Chico Buarque”. Todos sabem que, em petições online, há esse risco.
Digam depressa: quem tem interesse em fraudar a lista? Certamente não são aqueles que desejam que o Prêmio Jabuti passe a distinguir, de fato, os bons escritores em lugar de celebridades politicamente corretas, certo? O fato é que ou a distinção se reforma ou não se levanta da desmoralização em que caiu. Essa batalha, “eles” já perderam.
E eu ainda estou à espera de uma cabeça coroada da academia — pode ser um desses comunas de salão, tudo bem… — que explique, num alentado ensaio, por que Chico Buarque é nosso mais laureado, atenção!, romancista!!! Por enquanto, temos Clóvis Rossi dizendo que ele escreveu um livro “delicioso”, o que poderia ser publicado na seção de gastronomia. Eu quero é saber por que Chico, se fosse um escritor do realismo, seria Machado de Assis. Eu quero é saber por que Chico, se fosse um modernista, seria Graciliano Ramos — alguns pretendem que o topo tenha sido Guimarães Rosa; vocês sabem que Tio Rei gosta de prosa difícil, mas sem manual de instrução.
Luiz Schwarcz deve isto a seu mais coroado autor: um livro de ensaios —descoletes de segundos cadernos têm de ficar fora, é claro — provando a maestria superior de sua prosa. Eu já disse por que não gosto. Agora estou curioso para saber por que gostam. Vamos ver quantos apostam a sua reputação de especialistas e topam passar carão diante de seus pares.
Reinaldo Azevedo
Jabuti da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-