quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A Petição e os asnos

Tio Rei vai dar uma esticadinha no médico, mas, creio, não demora muito. E deixa algo para vocês se divertirem um pouco. A Ilustrada, da Folha, resolveu transformar em notícia a petição “Chico, devolve o Jabuti”. E o fez assim, prestem atenção: 
Uma petição on-line pede que o escritor e compositor Chico Buarque devolva o Prêmio Jabuti de Livro do Ano de Ficção que ganhou pelo romance “Leite Derramado” (Companhia das Letras).
Chico, devolve o Jabuti!” foi criado no dia 13/11 e já reuniu, até ontem, 8.344 assinaturas. O abaixo-assinado ganhou repercussão ao ser citado no blog de Reinaldo Azevedo, colunista da revista “Veja”. Azevedo foi o terceiro a assinar a lista. A polêmica começou quando Chico Buarque, segundo colocado na categoria romance do Jabuti, faturou depois o principal troféu do prêmio, no dia 4/11.
O primeiro colocado entre os romances foi “Se Eu Fechar com os Olhos Agora” (Record), livro de estreia do jornalista Edney Silvestre. “Como pode o segundo lugar da subcategoria se transformar, depois, no primeiro lugar da categoria geral?”, diz o texto da petição. O abaixo-assinado também afirma tratar-se de “uma lógica ou malandra ou “asinina”. Burros, eles não são. Então se trata mesmo de malandragem”.
Além dos erros de grafia, o site cita de forma incorreta o livro de Silvestre (”Se Eu Fechar os Olhos”).
Já em defesa do escritor surgiu uma outra petição on-line: “Chico Buarque, fique com seu Jabuti”. “Fique com seu Jabuti, Chico, porque você venceu dentro das regras”, argumenta o texto. “E só apela para o tapetão quem primeiro aceitou as regras e depois, ao ver que perdeu, denuncia essas mesmas regras que antes lhe pareciam suficientes para garantir a vitória.” O abaixo-assinado a favor de Chico acumulou até agora seis nomes. Em protesto ao resultado do Jabuti, o Grupo Record, que edita Silvestre e Azevedo, anunciou que não participará mais do prêmio.


Voltei
Ô vontadezinha de desqualificar, não?
Fui o primeiro a noticiar a existência da petição, terceiro a assinar, e alertei que havia um erro no título do livro de Edney Silvestre — erro, aliás, que boa parte da imprensa vinha cometendo.
Mas isso não é o mais divertido, não! Quem redigiu o texto da ilustrada não sabe o que é “asinino” — no caso, “asinina” — e considera haver na palavra, sabe-se lá por quê, um erro de “grafia”. Eu ajudo, com o Houaiss:
Acepções 
adjetivo
1 relativo a ou próprio de asno
2 Derivação: sentido figurado.
desprovido de inteligência; estúpido, asnático

PS - Ah, sim: os signatários já são 9.204! Resta agora apelar aos fãs do sambista Chico Buarque que endossem o romancista Chico Buarque, que faz livros “deliciosos”, como diria Clovis Rossi em seu momento de crítico literário. Espero voltar logo. Vão se divertindo aí, hehe
Reinaldo Azevedo

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-