quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Reinaldo Azevedo: "Se alguém escrever que Jesus Cristo era um salafrário, ai de quem protestar!"


Clóvis Rossi, colunista da Folha, escreveu um texto na Folha Online intitulado “O lado lixo da Internet”. Alude a uma coluna da ombudsman do jornal, Suzana Singer, que protestou contra o fato da a Folha Online publicar comentários de leitores sem mediação, apelando apenas a algumas ferramentas que barrariam barbaridades, todas fáceis de driblar. Este blog tem mediação. Não a faço sozinho porque não haveria tempo. Rossi aborda ainda o caso de blogueiros financiados por governos, ou sei lá, forças estranhas, aqui e no mundo. Existem, e todo mundo sabe.
Do nada, resolveu entrar no caso do Prêmio Jabuti. Escreve:
“A premiação de ‘Leite Derramado’, definida pelo público, foi contestada pela Editora Record, que deixou no ar o mesmo tipo de alegação já mencionado: Chico teria sido premiado por ter feito campanha por Dilma Rousseff, afinal tão popular que acabou eleita presidente da República. Não seria, portanto, pelo seu talento literário.”

Rossi tem o direito de reclamar do lixo alheio e até toca em questões pertinentes em seu texto. Mas tem o dever de não produzir mais lixo. A Record não fez essa acusação, e o blog que primeiro protestou contra a premiação foi o meu — e eu não escrevi, em nenhum momento, que o sambista foi premiado porque fez campanha para Dilma. Sem eleição, teria sido laureado do mesmo jeito. Só havia uma maneira de não sê-lo: não ter escrito livro nenhum. Os argumentos estão em vários textos, e não vou repeti-los aqui. Logo, trata-se de algo até mais sério porque transcende uma eleição.
Escreve Rossi ainda:
“Todo o mundo tem o direito de gostar ou de odiar o livro.
Ele diz isso, mas, na verdade, não acha isso. Pelo visto, a pessoa pode odiar, desde que fique de bico fechado.
Eu ainda não li, mas li o anterior, “Budapeste”, delicioso, daqueles que você pega e não consegue largar. Para o meu gosto, portanto, o talento de Chico está comprovado - e não só pelas suas músicas -  desde sempre.”
Sempre deixei claro que minha restrição ao Chico romancista não era ideológica; ideológica é a premiação. Eu acho sorvete de macadâmia da Häagen-Dasz delicioso e, se não tomo cuidado, não consigo largar. Nem por isso acredito que mereça um Prêmio Jabuti de obra do ano de ficção. Se foi alusão ao meu blog, Rossi tem de responder à crítica literária que fiz à “obra” de Chico Buarque em vez de falar como alguém que consome sorvete ou um pedaço de presunto.
Ele vai adiante:
Talento reconhecido durante a ditadura, que o censurava, pela democracia antes de Lula chegar ao poder e depois também. Não há portanto motivos para colocar um fator político à frente da discussão de seu valor como escritor.
O colunista deveria estudar Aristóteles, especialmente o capítulo que trata das inferências e dos silogismos. Sua coluna se chama “Uma janela para o mundo” (Uau!). Abriria seus horizontes. Se eu digo que os cisnes são brancos, Clóvis, posso inferir que, entre todas as coisas brancas do mundo, algumas são cisnes. Mas seria uma burrice afirmar que todos os objetos brancos são cisnes. O fato de Chico ter feito muitas músicas consideradas boas antes, durante e depois da ditadura não implica que todas as suas obras sejam boas. Isso quer dizer que esse seu “portanto” se sobressai como um absurdo lógico. Compreendeu?
E ele arremata:
Claro que todo o mundo pode - e até deve - discutir tudo o que Chico escreve, músicas ou livros. Mas que tal manter a discussão no âmbito da literatura ou da música, sem meter no meio outros fatores, como simpatias políticas? Vale para os comentários a textos de colunistas e blogueiros.
Isso! Você está certo! Eu expliquei por que considero Chico um mau escritor; sendo mau e reiteradamente premiado, atribuo a premiação a fatores extraliterários. Eu entendi que você o acha bom, assim como aprecio o sorvete de macadâmia.

PS - Incrível, não?, como se tenta silenciar qualquer pontinha de debate no país. Se alguém escrever que Jesus Cristo era um salafrário, ai de quem protestar! Será acusado de estar tentando praticar censura religiosa! Mas não ouse criticar Chico Buarque jamais! Como Rossi achou um livro seu “delicioso” e gosta de suas músicas, a crítica só pode ser coisa de brucutus ideológicos que produzem lixo. Como se vê, eis um homem disposto a fazer um debate substantivo.
Reinaldo Azevedo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-