sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Saber a idade através de uma gota de sangue

A história parece tirada de um episódio da série CSI. Mas é bem real. Uma equipa holandesa desenvolveu um teste que permite saber a idade de um indivíduo a partir de uma simples gota de sangue. A técnica pode ser útil em certas investigações onde definir a idade do suspeito pode ajudar a apurar a verdade. Segundo explica a equipa na revista científica Current Biology, a nova técnica identifica determinadas características das células T do sistema imunitário, que desempenham um papel crucial no reconhecimento de agentes estranhos como bactérias, vírus, parasitas ou células tumorais.
No processo de reconhecimento as células T deixam algum ADN para trás. E essa capacidade vai diminuindo com a idade do indivíduo. Daí a técnica poder definir a idade a partir do sangue. A margem de erro é de cerca de nove anos, alertam. Mas o objetivo é possibilitar a identificação de indivíduos por grupos etários e reduzir o número de vezes em que amostras de ADN recolhidas em locais de crime não coincidem com nenhuma informação disponível em base de dados.
Estas bases estão sempre dependentes de dados muito concretos já armazenados.
Ana Machado, Público, P2, 25-11-2010
Digitado by JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-