terça-feira, 30 de novembro de 2010

A vida que levei... (7º capítulo - descoberta da ditadura)

Capítulo anterior:
A vida que levei... (6º capítulo - Formigas)


Enfim, até aos 15 anos vivera num país em guerra - pela liberdade, descobriu depois. Como descobriu depois que a Mocidade Portuguesa, com aquelas "quinas", "bandeiras", "falanges" e a saudação com o braço esticado, havia sido criada por Oliveira Salazar à semelhança da Juventude Hitlerista.
Aos 15 anos vai para um país cheio de "bufas", delatores de todos os tipos e disfarces, que denunciavam e entregavam qualquer conversa que lhes parecesse suspeita. E a PIDE (Polícia Internacional e Defesa do Estado) chamava o 'denunciado', quando não o prendia ou sumia com ele...
Seu tio, que era do PCP, na clandestinidade, óbvio, o impressionava com o seu paciente proselitismo.
Depois, ele ficou sabendo que fora um engraxate quem denunciara a conversa sobre os pretos: eram burros ou ignorantes? Por que os colonos nunca lhes haviam ensinado nada??
Este país viveu assim, na escuridão da ditadura fascista por 48 anos. Mais tarde, viu claramente, o que era a ditadura fascista (de direita).

Sede da PIDE, Rua António Maria Cardoso, Lisboa. Foto: Miguel Madeira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-