terça-feira, 21 de dezembro de 2010

As vaias na abertura do PAN, Maracanã, julho de 2007

RETROSPECTIVA: LULA LEVA UMA VAIA NA ABERTURA DO PAN E PÕE A CULPA NO PREFEITO!
Cesar Maia
1. O único momento durante os oito anos do governo Lula em que viveu um enorme constrangimento foi na abertura dos Jogos Pan-americanos de 2007. Lula foi vaiado cinco vezes. E, na primeira delas, o prefeito do Rio foi aplaudido. Isso bastou para que ele encontrasse um bode expiatório para as vaias que levou. Como se fosse possível alguém comandar vaias num Maracanã com 70 mil pessoas. Na época (Datafolha), Lula tinha 48% de ótimo+bom e 15% de ruim mais péssimo. Nas capitais 38% a 22%.
2. Até aí, as relações administrativas com o prefeito do Rio vinham sendo muito positivas. Num acordo entre DEM (líder deputado Rodrigo Maia) e PT, com aval de Lula, o salário educação foi municipalizado. Em 4 anos foram 200 milhões de reais por ano a mais para a prefeitura do Rio ou 800 milhões de reais. Da mesma forma, numa outra negociação com os mesmo líderes, a prefeitura do Rio (a única) teve acesso aos depósitos judiciais. Foram 250 milhões de reais.

3. Os 135 milhões de reais de dívidas do ministério da saúde, desde 1999, foram pagos em 2006 e 2007. A prefeitura do Rio passou a ser gestora plena na área social, representando o ministério de desenvolvimento social. Novos convênios sociais (excluindo o bolsa família) alcançaram mais de 300 milhões de reais. O prefeito e a ministra Dilma assinaram acordo em seu gabinete para as obras do PAN. Foram 160 milhões de reais. Para saneamento de Sepetiba, a Caixa Econômica emprestou 60 milhões. Para saneamento e urbanização em parte de Manguinhos e Complexo do Alemão (Grota e Nova Brasília) foram 100 milhões de reais. E assim por diante.
4. Somando tudo, foram aplicados por convênios e acordos com a anterior prefeitura do Rio muito mais que aplicados no Estado do Rio nas gestões Cabral+Rosinha e incluindo esses últimos dois anos de prefeitura do Rio. Lula - até o PAN - usava em seus comícios uma carta do ex-prefeito do Rio, e dizia que era a prova de que as relações administrativas não viam cor política.
5. Mas depois das vaias do PAN, a partir de fim de 2007, Lula mudou. Passou a vir a cada 15 dias no Rio e não perdia nenhuma delas para criticar e agredir o prefeito e depois ex-prefeito. Sistematicamente. E, na campanha de 2010, seu foco maior - na TV, em Telemarketing e em comícios - era agredir o ex-prefeito. As vaias ainda repercutiam em sua cabeça.
6. Todo o projeto - todo - das Olimpíadas 2016 foi desenvolvido com a prefeitura do Rio até dezembro de 2008. Depois veio só a encadernação e tradução e entrega em janeiro de 2009. Lula não permitiu a presença do ex-prefeito no ato de escolha do Rio. É verdade que do plenário, em meio à comemoração, o ministro dos esportes telefonou diretamente ao ex-prefeito e agradeceu tudo o que foi feito. No momento da alegria, Lula e o grupo que o cercava não deixaram de lembrar as vaias do PAN. O humor carioca não teve reciprocidade. Ficou o rancor.
7. A imprensa tem feito retrospectivas dos 8 anos de Lula. E não têm incluído as vaias do PAN, as únicas que recebeu. No que faz muito bem. Pois, pode gerar... represálias.
8. Lembre as vaias do PAN, injustamente creditadas ao ex-prefeito. Que fica com a autoria do que não fez. Algum dia Lula se esquecerá??? 
Ex-blog do Cesar Maia, 21-12-2010

O rancoroso jamais esqueceu!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-