sábado, 22 de janeiro de 2011

A VARIG na era do presidente Helio Smidt


Helio Smidt foi responsável por introduzir no Brasil a aeronave Boeing 747, na época, o maior avião comercial de transporte de passageiros do mundo.

Voltando a morar no Rio de Janeiro, Helio Smidt descobriu que sofria de câncer. Então iniciou uma série de viagens aos Estados Unidos a fim de buscar tratamento. Mas após exatos 10 anos na presidência da Varig, em 11 de abril de 1990 a doença o vitimou aos 64 anos. Helio Smidt faleceu no Memorial Sloan-Kettering Hospital, em Manhattan. Seu corpo foi trazido ao Brasil num DC-10-30 da empresa, pilotado pelo comandante Schubert.

Admirador incansável do avião Electra, a Varig lhe rendeu uma homenagem. Transportou seus restos mortais numa última viagem no seu avião predileto entre o Aeroporto de Guarulhos e Congonhas. Em seguida, durante seu enterro, uma formação de Electras sobrevoou o cemitério. Em sua homenagem, a Rodovia SP-019 que faz ligação ao Aeroporto Internacional de São Paulo/Guarulhos recebeu o seu nome.
Imagem e texto: Marcos Antonio Priolli

Vídeo da Revista Flap Internacional

Colaboração: Paulo Resende

13 comentários:

  1. Ele é da época em que pessoas de bem tinham espaço na administração pela sua real competencia, eram respeitadas e reconhecidas.

    ResponderExcluir
  2. Tive a felicidade de vivenciar essa época maravilhosa! Isso faz parte da minha história e esse capítulo acabou.
    A aviação séria e competente ainda não foi reinaugurada após o fechamento da Varig. Vamos continuar aguardando. Parabéns pelo post, Jim. Me trouxe ótimas lembranças.
    Um abraço,
    Lucia

    ResponderExcluir
  3. Disse Hélio Smidt "Esta Empresa é o fruto do seu denodo, da sua ousadia, da sua crença nas coisas deste nosso país". Não contava o simpático presidente que pouco mais de uma década depois a Varig toparia com um obstáculo muito mais difícil de tranpôs que a simples concorrência internacional: a ignorância de um cachaceiro dublê de presidente da república acessorado por outros tantos ladrõers pra lá de Bagdad. Não deu para vencer os interesses dos petralhas. O Brasil perdeu a maior Empresa de aviação do hemisfério sul. (aconselho ler o artigo sobre a Varig no WikiLeaks)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente Paulo Maurício. O problema é que o louco do Bolsonaro também não tem capacidade de entender. Precisamos de um presidente competente e nacionalista

      Excluir
  4. Bonita e merecida homenagem ao Helio e a Varig.
    Até senti muitas saudades da Varig quando viajava para Los Angeles e Nova York, em visita a familia.

    Mas tudo na vida tem um fim.
    O que fica sao as boas recordaçoes
    Um beijao pra vcs. Janda

    ResponderExcluir
  5. GRANDE JIM ,,....CADA PAIS TEM O PRESIDENTE QUE MERECE.

    ResponderExcluir
  6. Agradeço a vossa participação!
    Beijos e abraços de carinho./-

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Jim, estou querendo escrever um texto sobre a Varig, você me ajuda na revisão/publicação? ndantas@yandex.com

      Excluir
    2. Por favor, mande os textos que você quiser para:
      caoquefuma@gmail.com

      Excluir
  7. Fiquei muito emocionada ao ver e ouvir esta ,posso dizer, homenagem à Varig e a Helio Smidt de quem tenho a honra de ser filha e ter convivido com um homem de enorme valor e querido por muitos. Com certeza ,brasileiro como ele foi, hoje são poucos....
    Amava seu país em primeiro lugar, sentimento que não pudemos perceber no presidente sem cultura que o Brasil elegeu e que condenou a Varig.Hoje,muitos passam por dificuldades com término da Varig,mas a dor moral é com certeza muito maior, não passa!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eliana, precisamos contar a verdadeira história. Você topa?

      Excluir
  8. pessoal, alguém saberia dizer onde o Sr. Hélio Smidt morava aqui em São Paulo? Eu moro na Chácara Monte Alegre (próximo à Chácara Fora e Alto da Boa Vista) e a principal praça do bairro leva o nome dele. Estamos participando de um projeto de revitalização da praça e gostaríamos de fazer uma homenagem a ele e à sua história e dedicação à aviação brasileira.

    ResponderExcluir

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-