sexta-feira, 25 de março de 2011

[Portugal] Há uma ideia que une todos partidos: eleições antecipadas

O Presidente da República vai hoje receber os partidos políticos, depois do primeiro-ministro ter apresentado a demissão, e é consensual a ideia de que não há outra solução que não seja a convocação de eleições antecipadas. As audiências ocuparão o dia inteiro, sendo que o partido "Os Verdes" é o primeiro a ser recebido, às 9h30, seguindo-se o PCP e o BE da parte da manhã. Após o almoço, Cavaco recebe o CDS, o PSD e os socialistas, que são os últimos a ser recebidos pelas 17h30.
A comunicação do primeiro-ministro, após o pedido de demissão, não deixou dúvidas de que o PS defende a realização de eleições antecipadas e Sócrates assumiu que irá voltar a concorrer às legislativas, que poderão realizar-se em Maio ou Junho. "Com a determinação de sempre irei submeter-me a essa decisão", disse o líder do PS.
 No PSD, Passos Coelho também deixou claro que a única saída para "pôr fim a um clima irrespirável" é antecipar as legislativas. "Tenho dito que não vejo que haja outra possibilidade para Portugal nesta altura que não devolver a palavra aos portugueses e esperar que de umas futuras eleições possa sair um governo forte para o país. Foi essa a opinião que transmiti ao Presidente da República e que reafirmaremos com certeza amanhã (hoje) na audiência que tivermos com ele", afirmou ontem o líder.
Do lado do CDS, a opinião não é muito diferente. O partido de Portas vai ainda sugerir ao Presidente a antecipação das eleições na Madeira, com o argumento de que se os dois actos eleitorais se realizarem no mesmo dia o país pode poupar um milhão de euros. Na noite em que o primeiro-ministro se demitiu, Paulo Portas garantiu que o CDS vai fazer uma "campanha pela positiva".
 À esquerda do PS, os bloquistas e os comunistas têm sido mais contidos na defesa de eleições antecipadas, mas, perante a demissão de Sócrates, assumem que esse é o melhor caminho. Francisco Louçã, coordenador do BE, disse que o país atingiu o "limiar da resistência" e Jerónimo de Sousa, secretário-geral do PCP, pediu igualmente para que a palavra fosse devolvida aos portugueses e apelou, mais uma vez, a "uma mudança de política". Na prática, todos os partidos defendem eleições antecipadas, o que deverá conduzir o chefe de Estado a aceitar formalmente o pedido de demissão de José Sócrates e a dar início ao processo de dissolução do Parlamento, ouvindo novamente os partidos políticos e o Conselho de Estado.  
Luís Claro, jornal “i”, 25-03-2011

Deputado no Facebook acompanhando o debate no Parlamento. Foto: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-