quarta-feira, 23 de março de 2011

Visita de Obama ao Rio: apelo pela liberdade de João Paulo e demais presos políticos

Recebi da amiga Graça Carrilho e transcrevo a seguir:

ESTA AMIGA ME REPASSOU ESTE E-MAIL E TE REPASSO, CASO VOCÊ POSSA DIVULGAR. AS PESSOA ESTAVAM NA MANIFESTAÇÃO, MAS NUM ATO SEM VIOLÊNCIA, TANTO QUE FORAM PEGOS NA LAPA E ESTÃO INCOMUNICÁVEIS. SEU SOBRINHO, QUE É HISTORIADOR, FOI PARA O PRESÍDIO DE ÁGUA SANTA E NÃO CONSEGUEM TER CONTATO NEM RECEBEM QUALQUER COISA QUE A FAMÍLIA TENTA ENTREGAR.
ELA É SOBRINHA DO PRESIDENTE DA ABI E FEZ HOJE VÁRIOS CONTATOS COM DEPUTADOS E FICARAM DE RESOLVER, MAS VIVEMOS NUMA DEMOCRACIA E NÃO PODEMOS VER MAIS ISSO ACONTECENDO.
NO E-MAIL ELA NEM CITA O SEU FAMILIAR E SIM O MENOR QUE, POR SER DE FAMÍLIA HUMILDE, NÃO TEM OPORTUNIDADES COMO CIDADÃO.
COM O MEU CARINHO. 

Manifestantes protestam contra a visita de Barack Obama ao Brasil, na avenida Rio Branco, centro do Rio. Foto: JF Diorio/AE
Olá, amigos,
Vocês estão sabendo que quinze pessoas foram presas sob a acusação de terrorismo contra Obama? Pois é, a verdade não é bem essa. Procurem informações no Blog do Raul Azêdo e no Youtube. Lá vocês terão acesso aos demais fatos. Dentre essas pessoas está uma senhora de setenta anos e um jovem de dezessete anos (menor), secundarista do Colégio Pedro II do Rio de Janeiro. Pasmem! O jovem foi considerado pelo juiz um perigo para a sociedade. Então foi encaminhado para o Instituto Padre Severino (abrigo para menores infratores, aqueles, em geral, menos esclarecidos, menos favorecidos e, na maioria das vezes, muito perigosos). O nome dele é João Paulo. A senhora idosa, não sabemos o nome ainda.
O crime dessas pessoas sabem qual foi? Foi exercer o direito constitucional de expressar sua opinião. Parece que foi ontem!!!
Suspeita-se que haja uma ordem superior (?) para coibir qualquer manifestação contrária ao governo americano. Como sempre, não se pode estragar a maquiagem da princesinha (o Rio) assim como não se pode desobedecer às ordens do rei (EUA). Grande engano. Existe sim uma lei maior. Mas não é a nossa Constituição.
Atenção, jovens! Os nossos políticos querem que vocês estudem e leiam mais, sejam conscientes do momento político, etc, etc, etc. Mas não toleram que vocês sejam participativos, que sejam engajados. Criaram Estatutos para proteger os menores, os adolescentes, e os idosos. Pura ficção. É só chegar um grande Chefe de Estado, uma Comissão internacional de qualquer coisa e tudo vai por água abaixo. Toda a "sujeira" é escondida embaixo do tapete vermelho. Nessa hora dá vergonha de ser brasileira.
 Caros amigos, por favor, repassem essa mensagem, caso concordem com ela, para seus amigos e parentes. Aqueles que puderem e quiserem divulguem essa arbitrariedade, essa ilegalidade da prisão política de pessoas que tiveram a coragem de se manifestar contra atos indignos. Fatos como esse já fizeram parte do nosso cotidiano. Nossos pais, nossos tios, nossos irmãos foram perseguidos, presos e torturados por isso. Não podemos neste momento histórico em que o Brasil tem a honra de receber um grande Presidente, não podemos nos omitir. Não fomos convidados para esta festa, como diria Cazuza. Apesar de estar acontecendo na nossa casa. Vamos pedir solidariedade para os nossos presos políticos, em especial para a senhora idosa, que poderia ser nossa mãe, nossa avó, nossa tia... e também para JOÃO PAULO. Vamos implorar perdão, humildemente, ao nosso governador, que também tem filhos adolescentes. 

PELA LEGALIDADE!  
PELA JUSTIÇA!
PELO RESPEITO À CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA!
PELA LIBERDADE DE JOÃO PAULO E DEMAIS PRESOS POLÍTICOS!

Um comentário:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-