sexta-feira, 15 de abril de 2011

Desfiliação do PDT

Um partido deve ser um programa, uma orientação e uma ética. Para o dirigente, para o militante, para o Partido, o governo deve ser um ônus e não um instrumento de vantagens, e, portanto, deverá exercê-lo não em proveito próprio, mas em benefício da coletividade” – Alberto Pasqualini.



AO PDT – PARTIDO DEMOCRÁTICO BRASILEIRO
A/C SR. MANOEL DIAS - Presidente em Exercício
               
Sabe V.Sa. da minha dedicação e entusiasmo com que sempre militei no glorioso Partido de Leonel Brizola, o grande líder brasileiro que dedicou toda sua vida à defesa do povo brasileiro, dos trabalhadores, das causas nacionalistas, da soberania nacional. Grande democrata que presidia o Partido realmente honrando a segunda letra da sigla. Além de muitas atividades, ajudei a fundar a Secretaria Sindical e o Movimento de Aposentados, Pensionistas e Idosos, tendo presidido os dois. Elaborei muitos trabalhos que Brizola aproveitava como subsídios e alguns foram aprovados em Congressos do Partido.
Hoje, todavia, o entusiasmo transformou-se em decepção. Desilusão por ver o Partido desfigurado, desalumiado, desonrando o legado de Brizola e outros grandes e saudosos trabalhistas como Darcy Ribeiro, Doutel, Lysâneas, Edmundo Moniz, Bayard e muitos outros.
Depois de alguns erros, a direção resolveu aderir ao governo Lula, em uma Convenção manipulada. Naquela altura, o governo já mostrava sua face que escondera nas eleições. Tanto que Brizola, ouvido o Partido, determinara a saída do governo de todos os pedetistas.

Medidas prejudiciais à nossa economia, aos trabalhadores e aos aposentados, adotadas pelo governo Lula, levariam o PDT, se coerente com seu programa, a combatê-las, opondo-se com firmeza. É o caso da entrega a multinacionais de minerais nobres como o nióbio, o quartzo, a tantalita e os famigerados leilões de bacias sedimentares. Atribuiu o comando da economia a um delegado de Wall Street, ex-presidente internacional de um banco norte-americano. Colocou no Ministério da Defesa, o homem que o whikileaks mostrou ser colaborador do Pentágono. Permitiu a venda a estrangeiros de imensas áreas de terra na Amazônia e ainda fez concessão de terras por trinta anos, renováveis por mais trinta, podendo os cessionários explorar o solo, o subsolo e a flora, adonando-se do que extraírem. Fechou os olhos à atuação de grupos internacionais que estão adquirindo empesas nacionais: bancos, seguradoras, supermercados, editoras, transportadoras etc. Impediu a abertura dos arquivos da ditadura e assumiu, através da AGU, a defesa, na Justiça, de torturadores. Fez a Reforma da Previdência de 2003, promoveu o fechamento da Secretaria da Receita Previdenciária e criou a Super Receita, transferindo para o Tesouro os recursos financeiros do INSS. Não reinstituiu a Convenção 158 da OIT, denunciada por FHC etc. Tudo com a conivência do PDT.
A atual direção do PDT acabou com as atividades partidárias, sufocando debates, não permitindo qualquer questionamento, fraudando Convenções, como a Regional/RJ de 2008, inclusive cassando o registro de chapa legítima e corretamente registrada. No ERJ, cerca de 90% dos Diretórios Municipais foram colocados sob direções provisórias, isto é, intervenções.
O Partido participa de qualquer governo estadual ou municipal. O importante é dispor de cargos para os apaniguados, puxa sacos que, por incompetentes, só conseguem trabalhar em cargos ou funções que não exijam habilidades técnicas ou profissionais, apenas esperteza e submissão. São os que garantem o poder de manipulação das direções oportunistas.
Veja o exemplo do Rio de Janeiro, que não é o único. Desprezando candidatura própria para o governo estadual e para o Senado, apoiou e hoje participa do governo Sérgio Cabral. Quando deputado estadual e presidente da ALERJ, o Sr. Cabral comandou a seção que aprovou a Lei que autorizou a privatização de 26 estatais estaduais; presidiu a seção para cassação do mandato do governador Leonel Brizola, objetivo que ardorosamente buscava; mandou demolir a parte já construída do que seria o mausoléu Brizola. Mais: contentando-se em obter suplência para candidaturas ao Senado, desprezou nomes históricos do Partido. Apoiou e participa do governo de Eduardo Paes, mosca de bolo que abomina o trabalhismo.
A Patota Desvairada Transviada que comanda o PDT, que forçou a desistência da candidatura à Presidência da República do Senador Cristovam Buarque, que traiu Jackson Lago, armou um esquema de dominação muito parecido com o de máfias. Controla com práticas inconfessáveis os Diretórios Estaduais. Manipula as Convenções e não permite divergências. É impossível, pelos caminhos estatutários, afastá-los ou derrota-los.
Considero importantíssimo, fundamental, A PERENIDADE DO TRABALHISMO, que o PDT afastou-se. A ideia, a causa, caminho ainda válido para o povo brasileiro, tem que sobreviver. Tenho convicção que posso ser um soldado para lutar pela sobrevivência do Trabalhismo em um organismo afim que, com certeza não é mais o PDT, hoje um simples aparelho contaminado e caquético.
Portanto, devido aos desvios éticos, políticos e ideológicos, considero uma humilhação, um total desrespeito aos meus princípios, permanecer em uma agremiação que se tornou linha auxiliar de práticas fisiológicas de partidos que detêm poder em qualquer nível, especialmente do PT/PMDB. Por isso, com convicção e disposição de lutar pelos ideais de Alberto Pasqualini, muito mais importante que um simples aparelho deteriorado, comunico a minha desfiliação ao PDT. Peço que comunique ao cartório eleitoral.
Ronald Santos Barata

Um comentário:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-