quinta-feira, 21 de abril de 2011

O misterioso Sr. José

Waldo Deveza
Dias atrás recebi um e-mail de uma pessoa amiga que conhece o nosso problema e que sempre me envia mensagens de paz, esperança e fé. Confesso que muitas  acabo deletando, mas uma delas me chamou a atenção pelo conteúdo interessante e misterioso. Por certo, acredito que haverá provavelmente uma reflexão, principalmente pela Páscoa que se avizinha. Como infelizmente não consegui localizar o tal e-mail para repassá-lo, pois tem a foto, procurarei pelo menos relatar o acontecimento.
Não é uma fábula e nem é uma estória, portanto, irei descrever o que se passou, acreditando que existe entre nós quem já a conheça  e quem sabe? até lá esteve. Depois ao final tentarei fazer um comentário.


Certa vez,  no México, foi construído um convento. No final da obra as freiras perceberam que estava faltando algo importante para que elas tivessem acesso ao mezanino da capela. O que fazer então? Elas precisavam de uma escada, mas não podia ser uma escada qualquer e, sem dinheiro para realizá-la, como poderiam resolver o problema?
Então, chegaram a uma conclusão:- deveriam pedir ajuda a Deus  e a Jesus no sentido de que enviassem uma Ajuda. As orações começaram a ser feitas, o fervor aumentou, o tempo passou, até que um dia apareceu um senhor, carpinteiro, de nome José e que dizendo saber das dificuldades pelas quais elas passavam, tinha resolvido ajudá-las. Quanto ao dinheiro e material elas não deveriam se preocupar porque mais tarde, depois da conclusão do serviço, então essa parte seria resolvida sem problema. Como não havia outro jeito e agradecendo a Deus por essa ajuda, o serviço começou logo em seguida.  O material também começou  a chegar, sabe lá de onde, e as freiras ocupadas e preocupadas viram no decorrer dos dias e semanas seguintes apenas o sr. José a trabalhar. Ele, quando questionado, apenas dizia que estava tudo bem e que elas não deveriam se preocupar com ele. Mas, em tudo isso, uma coisa elas começaram a perceber: a estrutura de uma bela escada, muito bem arquitetada, começava a se integrar de forma majestosa entre o piso da capela ao mezanino.

Não demorou muito, sem qualquer contratempo, lá estava ela, a escada, concluída e perfeitamente envernizada numa manhã. As freiras, emocionadas, agradeceram a Deus, e depois de orarem, resolveram então procurar o sr. José para não só agradecerem pelo belo trabalho feito, como também para acertarem o que deviam, e  como elas poderiam fazê-lo.  Não era preciso fazer um grande esforço, para saberem que aquele serviço deveria ser muito caro. Quanto lhes seria cobrado?
Pensando dessa forma começaram a procurar o sr. José e o fizeram em todos os lugares possíveis ao longo do tempo. Mas, de forma misteriosa, o sr. José havia evaporado, ninguém sabia nada dele, a não ser que era uma criatura muito afável, mas de resto nada!
Observando depois o serviço executado, verificou-se algumas coisas misteriosas que até hoje não possuem explicações adequadas,  inclusive a nível científico, como por exemplo, quem era na realidade aquele carpinteiro?... quem o havia indicado?... de onde tinha vindo toda a madeira, que não era da região, utilizada na escada? Como uma pessoa pôde construí-la totalmente sozinha e em tempo hábil?
Mas, o que mais intrigou e intriga até hoje a todos os que procuram aquela capela, por curiosidade e estudo, é a própria escada;  é a sua forma estrutural, harmônica com o ambiente. Uma coisa que nunca foi explicada pela própria igreja, por escultores em madeira e técnicos especialistas em estruturas, foi quanto à maneira em que ela foi ancorada, isto é, sem nenhum suporte; pois mesmo com o peso que possui, e  apesar de unir 2 ambientes, lá está como se estivesse suspensa no ar?
O mistério ainda lá esta, para ser desvendado. 
Pensando bem a respeito, principalmente com a Páscoa chegando, fico pensando nessa figura "m-i-s-t-e-r-i-o-s-a" do  "seu" Zé, o carpinteiro.
Fico pensando que ele deve ter  uma grande e profunda ligação com o Plano Elevado da espiritualidade, e quem sabe até com Jesus. Portanto, muito embora o nosso caso não seja o de carpintaria... quem sabe o "seu" Zé  possa nos ajudar em nosso honesto propósito de sermos sentidos em nossas dores e ouvidos em nossos pedidos de socorro junto às autoridades constituidas deste país, principalmente àquelas que possuem o poder de decisão de fazê-lo.
É ... quem sabe o "seu" Zé realmente possa  nos ouvir e ajudar nesta quase véspera da Páscoa, data muito importante para a cristandade. É... que ele nos ouça!!
Uma feliz Páscoa para todos.
Sem mais,
Waldo Deveza

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-