quarta-feira, 20 de abril de 2011

Os primeiros cem dias

Dilma Roussef

Peter Rosenfeld
Na semana passada, por motivos que expliquei, não tratei dos primeiros cem dias, como havia sido meu propósito.
Posso fazê-lo agora, sem qualquer problema. Nada mudou nessa semana perdida.
Perdida? Sim, e completamente.
Queiram ou não queiram os brasileiros, temos tarefas urgentes, urgentes urgentíssimas, como gostam de dizer nossos políticos, durantes as quais nada foi feito para começar a tratar dessas urgências.
Aliás, pensando bem, algo foi feito! Um único pensamento foi divulgado. Como não poderia deixar de ser, pensamento absurdo, de quem está com a firme intenção de fraudar as regras do jogo.
No caso, esse jogo é a lei e o que essa dispõe sobre as atribuições do Tribunal de Contas da União!
Como já é de conhecimento de toda a nação, o Brasil está atrasadíssimo no que se refere às obras que precisam ser feitas para que o País possa sediar a próxima Copa do Mundo de Futebol.
Obras envolvendo principalmente os aeroportos das cidades em que serão realizados os jogos das preliminares, e isso inclui e afeta, muito especialmente, alguns dos principais aeroportos do País.

Como diz o provérbio popular, “nem que a vaca tussa” tudo ficará pronto seguindo-se os cânones atuais, especialmente no que se refere às licenças ambientais e os procedimentos licitatórios.
Ora, qual a sugestão inovadora de nosso brilhante e preclaro Ministro da Tapioca (“ooops”, perdão, Ministro dos Esportes...)?
DISPENSEM-SE AS LICITAÇÕES!
É genial. Como ninguém havia pensado nisso antes? Com essa solução simples, inovadora, o novo sócio das Organizações Tabajara resolveu tudo!
Bem, perguntarão, e qual a culpa da Sra. Rousseff quando um Ministro de seu governo faz uma sugestão dessas?
A resposta é óbvia e simples: a culpa da Presidente é a de ter um Ministro desse tipo e com tais pensamentos em seu Ministério.
O que toda a sociedade deve estar se perguntando é: qual o mistério de o PC do B, partido desse ministro, ter toda essa força? Não sei, e peço que quem souber faça o favor de me informar.
Mas, quero ser justo: no que se refere ao atraso de todo o cronograma envolvendo a Copa do Mundo, e a Presidente é a culpada maior e primeira.
Quando chefiava o Gabinete Civil, que se sabe ser o Ministério mais importante do governo, a Sra. Rousseff era, com perdão da palavra, a “gerentona” das obras do PAC e, por via de conseqüência, das obras em geral, porque tudo fazia parte de um dos dois PACs.
Por alguma razão, ninguém teve coragem de demitir o Presidente da Infraero, nomeando alguém com capacidade e autoridade para desatar os nós existentes.
A discreta (e errada) solução que a Sra. Rousseff encontrou é uma verdadeira piada: criou a Secretaria (Ministério, pois tem esse “status”) da Aviação Civil, que apenas será mais um dos tantos cabides de emprego do Governo.
A situação é tão grave que já está circulando na internet um abaixo-assinado propondo que o Brasil desista de sediar a próxima Copa, para evitar um tremendo vexame.
Se por um desses milagres da natureza não ocorrer um caos no País, com certeza será repetido o que aconteceu com os Jogos Pan-Americanos há poucos anos: O custo será mais do que o dobro, ou triplo, do orçado.
E todos os que tiverem participado desse butim ficarão felizes para sempre.
Mudando o foco: mas é só isso que pode ser criticado no Governo Rousseff?
Claro que não. Vamos lá:
- O Ministério continua excessivamente inchado com enorme excesso de Ministros e equivalentes, uns tantos absolutos nulidades;
- Foi mantido no governo o pior Ministro da Educação de que tenho lembrança;
- Idem o Ministro do Turismo. A propósito, quem é ele?
- Idem o Ministro da Defesa, confesso fraudador da Constituição Federal de 1988, ao introduzir na mesma dispositivos não submetidos aos parlamentares constituintes.
- Continuam as tratativas para instalar a Comissão da Verdade. Grafei em vermelho porque será, realmente, a Comissão da Mentira.
- Não foi revogado o famigerado 3º PNDH (Programa Nacional dos Direitos Humanos), verdadeiro monstrengo que pairará sobre a cabeça de todos os brasileiros que não partilharem com a cartilha da esquerda, ou seja, que forem democratas.
- Foi proibida a celebração, nos quartéis das Forças Armadas, do aniversário da Redentora (31.03), movimento que impediu que o País viesse a ser um satélite da agora extinta União Soviética; se isso tivesse acontecido, teríamos sido a República Democrática Socialista do Brasil, como o foram todos os países da Europa Oriental, com o resultado que todos conhecemos. Como Cuba, onde a democracia foi para o brejo há já muitos decênios. No andar da carruagem “dilmense”, talvez os mais jovens venham a conhecer o dia em que será proibido festejar o 15 de novembro...
Para terminar, um fato positivo vem acontecendo no atual governo, em comparação ao anterior do Sr. da Silva:
Nós os brasileiros não mais precisamos ler ou ouvir besteiras e jactâncias diariamente pronunciadas pelo Sr. da Silva em seus passeios Brasil afora.
A Sra. Rousseff, pelo menos aparentemente, se dedica aos assuntos do Estado e, também está tentando governar o Brasil...
Peter Wilm Rosenfeld
Porto Alegre, 20 de abril de 2011

Do mesmo autor: 




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-