sexta-feira, 29 de abril de 2011

"Podengo grande" e "Serra d'Aires" em risco de extinção

O cão da "Serra d'Aires" e o "Podengo grande" são duas das doze raças portuguesas de cães que correm risco de extinção, alertou hoje o Clube Português de Canicultura.
“O Podengo grande e o cão da Serra d'Aires são as raças que estão a ter o menor número de registos e o Podengo grande está quase à beira da extinção”, disse Luís Gorjão Henriques, vice-presidente da organização.
Nos últimos dez anos, o número de registos de podengos grandes tem vindo a decair, sendo 53 em 2005, 39 em 2008 e apenas 17 em 2010, diminuindo cerca de 58 por cento de 2009 para 2010, de acordo com o relatório de contas de 2010 do Clube Português de Canicultura.
“O menor número de registos deve-se, talvez, ao facto de o podengo grande ser um cão grande e de caça, logo é mais difícil tê-lo em casa. Além disso, têm sido colocadas limitações legais à posse destes cães”, justificou Luís Gorjão Henriques.

Podengo grande. Foto: DR
A tendência decrescente também se tem vindo a verificar no cão da Serra de Aires, cujos exemplares registados em 2004 eram 148, 98 em 2007 e 47 em 2010, tendo descido 32 por cento face a 2009.
“Não há uma grande explicação para o Serra de Aires”, explicou o vice-presidente do Clube Português de Canicultura, afirmando que “não há grande procura da raça e os criadores têm feito poucas ninhadas”.

O Serra da Estrela continua a ser a raça portuguesa mais registada. No ano passado registou um aumento de 13 por cento, depois de dez anos a registar uma queda superior a 50 por cento.
Para Luís Gorjão Henriques, tal como em outras raças, “a tendência de diminuição deve-se ao facto de ser um cão grande, pouco portátil e cuja alimentação é mais dispendiosa”, um factor a ter em conta no actual contexto de crise económica quando se trata de optar entre um cão de porte grande ou de porte pequeno.
De acordo com o Clube Português de Canicultura, o total de registos de cães tem vindo a diminuir nos últimos anos, o que poderá ser reflexo da crise. “Nota-se bastante que as pessoas estão a controlar mais os seus gastos e, como a compra de um cão é acessória, há uma menor procura e quando existe é por cães pequenos, o que tem levado os criadores a fazer menos ninhadas também, logo o número de efectivos também é menor”, justificou.
Apesar do decréscimo, em 2010 os exemplares de raças portuguesas registados subiram mais de oito por cento e começam a ter uma forte procura por estrangeiros, sobretudo de Inglaterra, Estados Unidos e de países nórdicos, sendo o podengo pequeno o mais procurado.
Oito associações estrangeiras dedicadas ao Cão da Serra vão estar presentes no 1.º Congresso Internacional do Cão da Serra da Estrela, que se realiza no sábado e domingo, nas Penhas da Saúde. Os oito clubes são oriundos de França, Reino Unido, Suécia, Finlândia, Holanda e Estados Unidos da América.
Texto: Lusa/Público, 29-04-2011
Edição: JP
Serra d'Aires. Foto: DR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-