domingo, 22 de maio de 2011

Espanha: socialistas derrotados, jovens nas ruas

Madrid, "Puerta del Sol", 21 de maio de 2011. Foto: Luca Piergiovanni

A derrota dos socialistas na Espanha, anunciada nas pesquisas e confirmadas nos primeiros resultados, abre uma nova fase no país.
Milhares de jovens continuam nas ruas protestando contra os grandes partidos políticos espanhóis.
O Primeiro-ministro José Luis Zapatero perdeu e deve sair de cena. O tom dos seus últimos discursos de campanha já era de despedida.
Zapatero não seria candidato a um novo mandato porque se desgastou muito com as medidas para conter a crise. Eram impopulares: redução da idade da aposentadoria, dos salários de funcionários públicos e cortes de benefícios sociais.
A leitura dos jornais espanhóis indica que Zapatero não teria mais chance na próxima eleição. Entretanto muitos das medidas que tomou convergem com a posição dos conservadores do PP, vitoriosos nesse domingo.
O comportamento dos socialistas e dos conservadores tornou-se previsível. Milhares de pessoas estão nas ruas querendo outra coisa. O slogan mais amplo é este: democracia real já.
A grande interrogação é sobre o futuro do movimento. Continua? As condições que o motivaram permanecem.
O nível de desemprego na Espanha é de 21 por cento. Ele é muito maior entre os jovens. E as redes sociais tornaram-se um instrumento eficaz de organização.
Lembro-me que na primeira eleição de Zapatero foram manifestações convocadas por telefone celular que o salvaram. Os conservadores estavam querendo manipular eleitoralmente um atentado terrorista e a maioria rejeitou essa manobra. A forma mais rápida de reagir foi a mensagem por telefone.
Um problema a considerar: passadas as eleições muitas pessoas se voltam para suas vidas cotidianas. As eleições criam um clima, sem ele um movimento com alguns traços românticos tem dificuldades de crescimento.
Vamos esperar a semana, de olho na Espanha.
Fernando Gabeira, Estadão, 22-05-2011

Meu caro Fernando Gabeira, aqui em Portugal, mesmo o "nosso" PS ter sido mais evoluído, pois recepcionou o FMI, (ao contrário do PSOE que não chegou lá), ele "arrisca" ser premiado pelos portugueses. É uma beleza!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-