segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sociais-democratas venceriam se as eleições se realizassem hoje. Coligação com CDS-PP daria maioria absoluta

Sondagem: PSD dispara na liderança
TVI
Acabaram-se os empates técnicos e a maioria absoluta com coligação entre PSD e CDS-PP começa a surgir como uma solução possível nas eleições de 5 de Junho. Segundo a projecção da sondagem realizada pela INTERCAMPUS para a TVI e jornal «Público», os sociais-democratas são mesmo os únicos a subir, distanciando-se do PS.


No primeiro estudo deste género a abordar datas posteriores ao debate entre José Sócrates e Pedro Passos Coelho (a sondagem foi realizada entre as passadas quarta-feira e domingo), assiste-se a uma subida em flecha do PSD.É, aliás, o único partido a subir.
Com efeito, a intenção de voto aponta para um PSD com 39,6% (mais 3,9% do que na passada sexta-feira). É o melhor registo até agora e significa que ganharia as eleições se se realizassem hoje, pois a vantagem para os socialistas já está fora da margem de erro. O PS fica-se pelos 33,2% (menos 0,9%) e o CDS-PP com 12,1% (menos 0,7%). Isto significa que se PSD e CDS-PP se juntarem atingem os 51,7%.
Mais atrás surge a CDU, com 6,6% (menos 0,9% do que na última sexta-feira) e o Bloco de Esquerda é o partido com maior queda, passando de 6,8% para 5,6%. A votação noutros partidos é de 3%.
Há, no entanto, um outro dado a registar, uma vez que das 1021 entrevistas 259 pessoas disseram que não sabia ou não respondiam e 186 afirmaram que não vão votar em nenhum partido. Isto faz com que haja uma subida neste tipo de respostas, estando a percentagem ao nível de 13 de Maio (43,6%).
Na próxima sexta-feira a TVI revela nova sondagem, continuando a medir o pulso eleitoral do país. Este observatório vai continuar até à véspera das eleições.

CONFIRA A FICHA TÉCNICA
Esta projecção foi baseada numa Sondagem da INTERCAMPUS, efectuada entre 18 e 22 de Maio, com o objectivo de conhecer a intenção de voto dos portugueses, entre outros temas.
Universo constituído pela população com mais de 18 anos, residente em Portugal Continental. Recolha através de entrevista telefónica num total de 1021 entrevistas: 52.1% dos entrevistados do sexo Feminino, 47.9% do sexo Masculino, com a distribuição etária e por regiões presente no quadro: 31.9% dos entrevistados com idades entre os 18 e os 34 anos, 33.7% entre os 35 e os 54 anos e 34.4% dos indivíduos com 55 e mais anos. Por regiões 17.7% dos entrevistados residem no Norte Litoral, 13.2% no Grande Porto, 19.6% no Interior, 18.3% no Centro Litoral, 21.2% na Grande Lisboa e 10% no Sul. O erro de amostragem, para um intervalo de confiança de 95%, é de mais ou menos 3.06%. A taxa de resposta foi de 44.2%. Nesta sondagem 25.4% dos entrevistados não revelaram a sua opção e 18.2% não indicou um partido ou indicou que não votaria. Que quando aplicável, é feita uma distribuição proporcional de registo de não respondentes, sem opinião e abstenção, passando a usar-se a expressão «Projecção».

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-