quinta-feira, 21 de julho de 2011

Aposentados lutadores escrevendo para os jornais


Imagem: AD

Aposentados e Pensionistas
O Projeto Legislativo 01/07 estende o mesmo percentual de reajuste concedido ao salário mínimo; o PL 3299/08 extingue o Fator Previdenciário, derrubado pelo Congresso Nacional, porém, vetado pelo presidente Luiz Inácio, o “amigo do trabalhador;” e o PL 4434/08 recupera benefícios perdidos da época da aposentadoria. A Previdência Social/Regime Urbano, ao qual os 8,4 milhões de aposentados e pensionistas que recebem acima de um salário mínimo estão vinculados, é superavitário e tem recursos para arcar com os prejuízos a eles impostos pelo governo. Só em 2010, o superávit foi de R$7,8 bilhões, que entram no bolo comum, para cobrir os déficits dos demais sub-Regimes, cujos déficits, sem nexo contributivo, deveriam ser cobrados do Tesouro Nacional.
Odoaldo Vasconcelos Passos, Belém - PA

O que podemos fazer?
Nós, os aposentados e pensionistas do INSS, caímos em desgraça com os políticos, só aparecemos em época de eleição quando precisam dos nossos votos. Vejam bem, o presidente da câmara, deputado Marco Maia, um ex-operário e sindicalista, se faz de morto com relação em botar em votação os nossos Pls 01/07, 3299/08, 4434/08, os outros deputados, tantos os da base do governo como os ditos da oposição, esqueceram de vez que existem aposentados, então, o que podemos fazer? Nem apelando para Jesus Cristo, porque esses políticos são todos ateus, não acreditam no poder de Deus.
Aderval Pires Gomes, Rio de Janeiro - RJ

Previdência ou Imprevidência?
O trabalhador sabe que a Previdência tem um teto limite para pagamentos de aposentadorias. Isto quer dizer que não receberá benefício maior que o teto estipulado. Este teto máximo da Previdência vem caindo assustadoramente. Já foi sobre 20 SM, foi reduzido para 10, e hoje vale pouco mais de 06 SM. Até aí aceita-se porque o Legislativo que tem o poder sobre as leis, assim o quer e nada podemos fazer, porque contra a força não há argumentos. Exigimos que os Três Poderes esclareçam então o motivo do trabalhador que teve proventos de 20 SM, foi reduzido para 10 e hoje recebe 06, porque continua no mesmo ritmo decrescente! Deveria ficar com sua aposentadoria sempre paralela ao teto máximo e não sofrer mais degradação. A nosso ver é um critério inconstitucional! Que aprovem logo os PLs 01/07, 3299/08 e 4434/08.
Almir Papalardo, Rio de Janeiro - RJ


Corrupção
Rui Barbosa e o Mensalão - postado no Brasil Dignidade (e neste blogue). Brilhante a matéria da triste realidade do povo brasileiro, que infelizmente somos obrigados por força da omissão da maioria da população, a conviver com esse rio de corrupão, traição, irresponsabilidade e covardia, enquanto milhares de familias de trabalhadores e pensionistas são extremamente prejudicados e roubados em seus direitos pela ação irresponsável do Governo e dos políticos. Vejam os casos dos Projetos de Lei 01/07, 4434/08 e 3299/08 que estão impedidos de serem votados há anos por ação direta do Governo e suas lideranças.
Orcelino Andrade, Belo Horizonte - MG

A marcha à ré dos Aposentados
O aposentado do RGPS não se estabiliza, só consegue andar pra trás. Não são todos os aposentados. O que ganha apenas o SM está livre deste vergonhoso retrocesso. Já o aposentado que ganha acima do piso, sofre deterioração anual porque está impedido de ter o mesmo percentual dado ao SM. Isso já vem acontecendo há muito tempo, onde a sua aposentadoria já foi cortada mais da metade! Depois do ato histórico da Juíza Salete Maccaloz concedendo o mesmo índice de 147% para todos os aposentados, quando o governo só queria dar 54% para os segurados que recebiam acima do piso, nunca mais estes aposentados tiveram alguma política de favorecimento. Por castigo foram condenados a caminhar em marcha à ré. Quem se habilita a reeditar o gesto memorável daquela Magistrada? Os PLs 01/07, 3299/08 e 4434/08 estão aí a espera de um herói justiceiro com coragem suficiente para destravá-los.
Almir Papalardo, Rio de Janeiro - RJ 

Resumo enviado por Odoaldo Vaconcelos Passos
Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-