quinta-feira, 7 de julho de 2011

"É de estarrecer a falta de vergonha dos políticos atuais."

Peter Wilm Rosenfeld
Na semana passada, sob o título DESASTRES, fiz referência a vários assuntos que me preocupavam – e certamente preocupavam qualquer brasileiro em seu perfeito juízo, todos tendo a ver com as desmazelas do governo federal. 
Seria lícito esperar que, com o passar dos dias, as preocupações deveriam diminuir, eis que certamente a Sra. Rousseff, considerada uma “gerentona” no bom sentido, incluiria alguns dos assuntos em suas próprias preocupações.
Que enormes decepções estou tendo a cada dia que passa. Os assuntos não só não são resolvidos ou sequer atacados, como a toda hora vem à tona outros.
Isso, em grande parte, graças à cada dia mais eficiente imprensa investigativa que está existindo no Brasil, que realmente vai a fundo quando o tema assim o exige.
Antes de adentrar no tema principal desta semana, não posso deixar de me referir a um acontecimento recente que me fez lembrar de um episódio ocorrido no governo do falecido Presidente Itamar Franco.
Henrique Hargreaves foi Chefe da Casa Civil de Itamar Franco de 05/06/92 a 01/11/93, quando surgiram rumores sobre supostas irregularidades cometidas ou aprovadas por ele. De comum acordo com seu superior (o Presidente da República), foi afastado do cargo até que se esclarecessem os fatos. Nada ficando provado, reassumiu a Chefia da Casa Civil em 01/02/94 até o término do mandato do Presidente Itamar Franco, em 01/01/95.
Que diferenças de comportamento tiveram a Presidente Rousseff e o Sr. Palocci, nos acontecimentos que levaram à demissão traumática do Sr. Palocci! É de estarrecer a falta de vergonha dos políticos atuais.
Pessoas (sim, são apenas pessoas,e não homens...) como o Presidente de Honra do PR, Deputado Valdemar da Costa Neto, mensaleiro aguardando o julgamento do STF, dando expediente no Ministério dos Transportes e, supostamente, comandando todas as (más) ações do Ministro Alfredo Nascimento e dos Srs. Luiz Antonio Pagot (DNIT) e José Francisco das Neves (Valec).
Se tivessem um pouco, só um pouco, de amor-próprio, teriam solicitado seu afastamento até que fosse tudo esclarecido. Mas não o fizeram, o que faz supor que sabiam que havia chegado sua hora!
A ganância e a certeza de que nada aconteceria acabaram por levá-los à situação vergonhosa de serem demitidos pela Presidente Rousseff, e não por seu superior imediato. Que tristeza e que desmoralização! Mas nada acontece com o Presidente de Honra do PR; nem sequer um pingo de vergonha. É muito, mas muito, triste mesmo!
Ministério dos Esportes – Não consigo entender as razões pelas quais o Sr. Orlando Silva ainda permanece no Min. dos Esportes. A Copa do Mundo em 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016 estão aí mesmo e o Ministério continua tateando. Tudo atrasado, tudo custará o dobro do que precisaria, mas nada acontece com o Ministro. Mais um exemplo de que as coisas não vão bem no governo.
Outro assunto que me preocupa seriamente é a instalação da chamada “Comissão da Verdade”. E por que preocupa? O nome já indica tudo; por que da Verdade? Será que em algum lugar do mundo já foi instalada uma comissão que tivesse a finalidade de apurar inverdades? E mais: verdade de quem?
Sabemos que a palavra “verdade” é, para dizer o menos, muito elástica. Não seria mais honesto, e a palavra é intencionalmente forte, de chamar a comissão “para apurar crimes da época da ditadura”?
É sobejamente sabido que os chamados “revolucionários”, ou “terroristas”, ou outro nome que se queira dar aos atos cometidos por determinadas pessoas, que causaram a morte de dezenas de inocentes, foram criminosos, cruéis e violentos.
E tenho certeza de que a tal de Comissão da Verdade, quando for instalada (já não mais duvido que será, pois os mal intencionados do governo são muitos), não terá a menor preocupação com o que os terroristas fizeram. Querem, mesmo, é uma vingança besta contra os militares. 
Mas, por favor, não me digam que os “revolucionários” lutavam, para devolver a democracia ao País. Queriam, isso sim, implantar o comunismo, uma esquerda violenta e cruel, como foi em todo o mundo. Em nenhum país em que o comunismo tomou conta o regime foi “soft”, bonzinho. E isso não sou eu que afirmo, mas a história que prova!
Por último para o texto desta semana, é extremamente triste o que está acontecendo com a Universidade de Brasília, como reportado na edição desta semana da revista “Veja” (págs. 112 em diante).
O Senador Cristovam Buarque, a quem se deve, em grande parte, a criação da Universidade e seus passos iniciais, deve estar se sentindo verdadeiramente violentado.
Senador Cristovam Buarque, foto: Geraldo Magela
A destruição do patrimônio físico e cultural de uma entidade de ensino superior, que já foi altamente elogiada por sua excelência, é algo que depõe de forma decisiva contra os autores. O que será que passa por suas cabeças?
A pergunta que não pode deixar de ser feita:onde está o Ministro da Educação? O que o Sr. Fernando Haddad já fez para terminar com aquela depredação física e moral?
Peter Wilm Rosenfeld, Porto Alegre, RS, 06 de julho de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-