domingo, 31 de julho de 2011

Eu não aguento mais! (Thomas Korontai)



Não há dúvida de que o artigo está muito bem feito. Contudo, o destino previsto sempre pode ser mudado, afinal, nos foi concedido o livre arbítrio como Direito Natural, que nem o socialismo pode retirar. Refiro-me à frase:

O que Lula provocou em oito anos de governo não conseguiremos reconstituir em vinte, ou seja, retomar a nossa estima como Nação maior, mesmo sem prêmio Nobel (vejam só!), mas com uma proposta digna de educação, segurança e saúde de massas!

Todo um povo pode mudar em dois estágios: inicialmente o comportamental e o depois a mentalidade. Se quisermos que o Povo seja digno do III Milênio, de uma Nação soberana e próspera, com seu povo igualmente próspero, a reforma e até reengenharia das instituições, temos que começar pelo modelo de (des) organização do Estado Brasileiro, na forma como proposta pelo Projeto Federalista. As pessoas passarão a se comportar de acordo com as novas regras, e aí sim, em vinte anos, a nova mentalidade reinará, tornando o comportamento automático.

Isso vale para qualquer povo do mundo, porque gente é igual em qualquer lugar do mundo. Todas as nossas características bem aferidas pelos sociólogos e cientistas políticos estão corretas e dependem essencialmente do modelo, como consequência e não como causa. Admitir o contrário é demonstrar que não se acredita em mais nada, e, meus caros, se eu estivesse nessa situação, ou me isolaria completamente em alguma cidade do interior, vivendo uma pacata vida, bem longe de tudo, ou mudaria de país. Afinal, não dá para conviver com a omissão, já que apenas criticar pode acordar muita gente a acordar, mas e... e daí? Para onde vamos? Não podemos nos deixar transformar em baratas tontas, agitados sem rumo. Por isso, o Projeto Federalista, de reforma do modelo de Estado, que pode ser feita começando pela construção do nosso veículo que transportará o remédio para o Brasil.

A função de pessoas esclarecidas vai além da crítica, precisa apontar soluções ou aderir a uma que esteja sendo proposta. O Almendra deu um exemplo perfeito nessa direção escrevendo sobre problemas e apontando o federalismo como solução e até, “sem papas no teclado” indicando o Partido Federalista, o único que está propondo isso. Nessa linha, meus caros, quero propor a lavra de artigos com todas as formas de abordagem sobre os problemas do País e dessa corja que ocupou os Poderes, mas sempre apontando o caminho, a solução, para que não cometamos um crime de ampliar a desesperança nas pessoas que lêem e não enxerguem o que fazer, caindo no “fazer o quê” ou “está tudo dominado mesmo”, pois isso destrói o tecido social, exatamente o que a corja quer.

Não quero esperar pela necrose dessa corja, pois se nada for feito, não interrompermos objetivamente esse processo, creia-me, nem dentro de casa será seguro... e elles ficarão com seus sucessores, por mais uns cem anos, ou mais, superando a extinta URSS, cujo povo russo e ucraniano, depois de 70 anos de formação de gerações deformadas, estão realmente perdidos. Tal como Cuba, que resolveu seguir o modelo capitalista e agora não encontra capital humano.
E então? Podemos ser propositivos?
Texto: Thomas Korontai, 31-07-2011
Ilustração: Resistência Democrática

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-