sexta-feira, 8 de julho de 2011

Investidores confiam mais no Paquistão do que em Portugal


E os portugueses também... confiam mais no Paquistão

Foto: Rouxinol dos Pomares
Portugal ultrapassou o Paquistão pela primeira vez no que se refere ao custo dos seguros de crédito contra um eventual incumprimento e é agora o terceiro país com maior probabilidade de falhar, atrás da Grécia e da Venezuela.
De acordo com a "Bloomberg", citada pela edição online do "El País", o custo dos contratos de protecção contra futuros problemas de solvência ['credit default swaps' (CDS)] da dívida portuguesa alcançou um recorde de 1.016 pontos base, mais do dobro do que registava em Fevereiro.
Isto significa que os investidores vêm uma possibilidade de 58% no incumprimento nos próximos cinco anos. O Paquistão caiu para os 850 pontos, o que supõe uma possibilidade de 46 por cento de incumprimento.
Também os receios de que os bancos italianos tenham um mau desempenho nas provas de resistência ao sector contribuíram para aumentar as reservas do mercado sobre o futuro de Portugal e de outros países em crise.
Os CDS da Grécia e da Irlanda também alcançaram patamares recorde, com valores de 2.175 e 914 pontos, respectivamente. Em Itália, os CDS subiram para os 245 pontos, o nível mais elevado desde Janeiro.
A cotação dos 'credit default swaps' representam a confiança - ou desconfiança - do mercado na capacidade dos Estados cumprirem as ruas responsabilidades de pagamento da dívida.
Jornal de Notícias, 08-07-2011, 21h47

E vai ficar cada vez mais difícil! São muitos, mas muitos mesmo, os "umbigos" que existem neste pequeno país à beira-mar plantado... todos eles, os umbigos, alimentados pelas duas centrais sindicais: uma, ligadíssima ao PS - Partido Socialista; o atual secretário-geral dessa Central foi "papagaio de pirata" de José Sócrates, ex-primeiro-ministro de Portugal, durante a campanha de reeleição, a outra, a CGTP, sem rodeios, é feudo do PCP - Partido Comunista Português. E estas centrais, que se alimentam de sindicatos com 100 filiados que só existem no ventre do funcionalismo público, nada têm a perder, nem a ganhar - a não ser servirem de escada para a carreira dos seus dirigentes. Carreira que é feita nos bastidores dos congressos sindicais, nos conchavos e nas conversas após as plenárias - que são chatíssimas - nos quartos dos "congressistas".
Ah, Portugal precisa do GUP, Lula da Silva! Eu queria ver se o PCP estaria fazendo neste exato momento um comício, atacando o Governo, claro. (Nota: o atual Governo assumiu em 23 de junho, salvo erro); eu queria ver se a CGTP estaria espoletando os sindicatos contra o Governo, contra Portugal.

Sem falar na atitude da CP-Comboios de Portugal (empresa pública), que anunciou há dias que iria cancelar a linha Porto/Vigo - e o Governo virou alvo do ódio dos perdedores e dos gestores desta empresa- e agora anuncia que não vai mais cancelar e descobre-se agora que a CP vinha negociando com a empresa espanhola... deu para entender quem saíu queimado na opinião pública?

A pequenina amostra:

... e como exigem que a Moody confie?... no que eles próprios (os portugueses) não confiam...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-