segunda-feira, 25 de julho de 2011

Palavras, vídeo e gatilho

Norueguês, cristão, conservador, de extrema-direita, tudo qualificativos a que se pode acrescentar outro, terrorista, fazendo um todo que não é por estar junto (por exemplo, em terrorista cristão) pode ofender os noruegueses, cristãos, conservadores ou de extrema-direita que não são terroristas. Sim, há terroristas cristãos e Anders Behring Breivik é a prova. E, sim, há terroristas islâmicos, também com muitas provas, o que não contraria o facto da esmagadora maioria dos islâmicos não ser terrorista. Arrumada essa questão de palavras, passo por cima de outras, as que estão nas 1516 páginas deixadas pelo terrorista. Palavras - repito-me da crónica de ontem - são matéria demasiado manipulável. Para saber das ideias de Anders Breivik prefiro o vídeo que ele também deixou. Há nele uma imagem que vale por 1516 páginas. Blá-blá-blá, marxismo, blá-bá, islamismo, blá, multiculturalismo, diz Breivik, esmagam a Europa. Está bem, são opiniões, até que chego, aos 3m e 25s do vídeo, a esta imagem que é a ideia de Breivik: os europeus, desenhados como carneirada, empurrados por aqueles males, caem num precipício e no mar. A imagem é clara. Posta lá por Breivik. Esse mesmo que vimos agora em imagens reais, arma calma e certeira, atirando em crianças e adolescentes, fugidos em terror, cordeiros caídos ao mar, mortos ou fingindo-se mortos nas pedras da margem. Esse, o atirador, é o único Anders Behring Breivik que interessa.
Título e Texto: Ferreira Fernandes, Diário de Notícias, 25-07-2011
O jornal "Dagbladet" conseguiu imagens exclusivas da chegada de Anders Behring Breivik ao tribunal. Clique aqui para ver o vídeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-