quinta-feira, 28 de julho de 2011

Sindicalismo sepultado ou sem cabeça?


A Lenda do Cavaleiro sem cabeça

Carlos Lira e Dayse  Mattos
Este AERO CLIPPING jamais nos informará a respeito destes escândalos, desta falta de pudor e descaramento por parte dos membros deste SNA sem rumo. Eles retiram o nosso dinheiro sem o menor escrúpulo. Os tripulantes da ativa de agora é que estão mantendo esta gente do SNA neste "farniente" escandaloso: é muito dinheiro que entra neste tenebroso covil através do Imposto Sindical. Neste doce fazer nada, eles retiram mensalmente a quantia de 4.000,00 (quatro mil reais), fora o vale refeição de 45,00 (quarenta e cinco reais). A maioria deles trabalha em outras atividades não compatíveis com a atividade aérea e só comparecem à sede do SNA para receber a "merreca" a eles destinada. Por que o presidente e alguns outros não reagem? É simples: a eminência parda, a senhora anistiada, está ilegal no comando desta podridão (a mesma é anistiada, deixou de ser aeronauta). O "nomeado" presidente não exerce autoridade nem sobre ele mesmo, haja vista perder o controle em determinada ocasião e utilizar uma tesoura para resolver um simples problema. O mérito da questão não é o quanto eles percebem mensalmente. Um verdadeiro sindicalista poderia receber até 100.000.00 (cem mil reais), desde que respeitassem o estatuto, a categoria, tivessem vergonha na cara, princípios morais e cidadania. Nesta gente sobra desrespeito, cinismo e muita, muita mesmo sem-vergonhice.
Carlos Lira

Diante dos fatos, testemunhos e da realidade, nos resta a reflexão, indignação e atuação. Certamente as palavras do Carlos não aumentaram e tão pouco fugiram da verdade. Tudo alí é do conhecimento de quem quiser se aprofundar mais nos fatos.
Creio que vale uma avaliação da relação IMPOSTO SINDICAL X TRABALHADOR. Penso que a lei atual que lá atrás teve seu papel relevante e fundamental para os trabalhadores precisa ser reavaliada. A doação compulsória de um dia de trabalho para a entidade sindical "representativa" é atualmente a porta de permanência de interesses pessoais, ligações perigosas, negociatas políticas e jurídicas como vemos no atual cenário sindical e governamental num enorme desrespeito.
A mamata e o cenário atual são tão claros que corrompe a olhos nus o caráter e a dignidade de grande parte de seus representantes, transformando em reles chiqueiro entidades e pessoas que no passado tiveram ideologia, desejo de lutar, liberdade sem comprometimento.

O trabalhador é responsável pela sua doação. A uma simples ordem a sua doação é suspensa. Pelo menos por enquanto. Também é responsável todo o cidadão que se deixa levar por ilusões e aceita com brandrura as imposições descabidas e irregulares sem lutar.
 O trabalhador deve decidir se os membros representativos sindicais estão à altura de sua doação. Devem procurar, ainda que estejam enojados da situação do País e principalmente dos rumos do setor de aviação em geral, exigir a retidão de seus representantes. Não vale a pena deixarem que continuem servindo aos interesses do governo, dos patrões, dos amigos, etc...
As perdas estão ocorrendo numa velocidade supersônica e logo outras empresas além da Webjet poderão sucumbir. Este é o cenário que se desenhou há anos atrás com a conivência do governo federal que aposta na sua política do toma lá dá cá, ou "farinha pouca, meu pirão primeiro".
A pergunta que quero deixar é a seguinte:
Será que seu dinheiro - respeitável trabalhador - deve alimentar estas bocas?
Se a resposta é sim, coloque a mão em sua consciência e observe se as suas condicões atuais e emocionais de vida são boas.
Se a resposta é não prepare-se para exercer alguma mudança benéfica e lute por uma vida melhor.
Abraços,
Dayse Mattos

Dayse, nem sei o que dizer:  as tuas observações sob a forma de uma criteriosa análise, servem de incentivo para continuar a luta de poucos, porque tantos outros concordam com estas denúncias mas silenciam, baixam a cabeça e deixam esta situação continuar, e pior - deixam a situação se deteriorar, apodrecer até nada mais restar. Esta tua observação em tom de lamento é verdadeira: esta direção sindical transformou o nosso SNA em um chiqueiro. Falta nessa gente ideologia, desejo de lutar, liberdade sem comprometimento tal qual as atitudes dos sindicalistas do passado, e, o mais importante: o ideal dos mesmos não comportava pagamentos pecuniários. O passado do nosso SNA, em prisca era, foi pautado por honradez e honestidade. Hoje, apesar destas graves denúncias, esta direção ri de nós e nos desafia a tomar alguma atitude contrária, é uma diretoria corrupta e a dignidade da maioria destes diretores inexiste. Poderia ser feita uma campanha para que o trabalhador não colaborasse com esta pouca vergonha, suspendesse a sua contribuição até que houvesse uma limpeza neste SNA. Outra coisa: esta diretoria comprometida com a classe patronal, a CUT e PT está armando um golpe sutil e traiçoeiro: selecionando comandantes e demais tripulantes da ativa para dar continuidade a esta situação que aí está: ATT no comando sindical, massacrando os tripulantes, esmagando a categoria de comissário de voo, lançando a regulamentação pro "beleléu". O pior: apesar de tudo isto, o aeronauta não reage! Passivamente sofre desrespeito e perseguição, tem medo de perder o emprego, não tem força moral para reagir. Uma lástima. Enquanto isto, no Reino da Sem-Vergonhice, a bandidagem impera, lança mão sobre os bens materiais do SNA, faz história nesta trama sórdida dos "larápios" da boa-fé. Por outro lado, os "sindicalizados" ou contribuintes do Imposto Sindical, nada fazem - SILENCIAM - deixam o barco afundar e, por pura omissão, se tornam cúmplices desta pouca-vergonha que nos humilha sobremaneira.
Dayse, que as poucas "vozes que clamam no deserto" possam um dia ecoar nas consciências desta categoria apática.
Carlos Lira 
Edição: JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-