quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A esquerda latino-americana está mais perto do Estado que dos oprimidos!


Cesar Maia
Sami Nair, professor da Universidade Pablo de Olavide de Sevilla, El País (12).
1. A revolução democrática árabe não apenas chocou o mundo, mas também transformou os paradigmas tradicionais da esquerda que, não mais do que a direita, não pôde pressenti-la. Na Europa, apesar de algumas hesitações, a esquerda, em geral, reagiu de maneira positiva, acolhendo esta entrada brusca das massas como um evento de importância histórica. Não é o caso, infelizmente, da grande maioria da esquerda latino-americana. Durante simpósio realizado em Buenos Aires (8 e 9 de setembro de 2011) sobre o capital intelectual, nós, os participantes europeus, ficamos muito surpreendidos em ver nossos amigos latino-americanos defender certas posturas que estamos mais acostumados a ler, de bajuladores de ditaduras no mundo árabe.
2. As revoluções na Tunísia e no Egito, ouvimos pela boca de intelectuais que vieram da Venezuela, Brasil e mesmo da Argentina, que não eram mais do que "movimentos sociais violentos" e de maneira nenhumas revoluções. Nosso companheiro Fathi Chamkhi, universitário e sindicalista tunisiano ali presente, participante da revolução, se incendiou de indignação. Essa visão é simplesmente desoladora. É baseada em vários erros graves.
3. Em primeiro lugar, a análise está baseada no preconceito de que, não sendo lideradas por partidos revolucionários ou pela “vanguarda”, essas revoluções não podem senão fortalecer as forças de reação, mundiais. Isso é não entender nada. Em segundo lugar, se a OTAN interveio, foi sob comando da ONU e de maneira perfeitamente limitada, impedindo que a França e o Reino Unido, cujos interesses conhecemos, interviessem sozinhos. Esta intervenção, que salvou de um massacre certo as populações civis de Bengasi por parte do exército de Kadaffi, na verdade fortaleceu a vontade de resistência dos líbios em todo o país. Ele encorajou também o processo revolucionário no mundo árabe. Em terceiro e último lugar, é uma piada de muito mau gosto acreditar que Kaddafi é um amigo das revoluções latino-americanas. A verdade é que ele vendeu a certos movimentos latino americanos o mito de que seria um revolucionário anti-imperialista, banhando-se em dólares, quando na verdade não passava de um criminoso para os líbios.

4. Tal desconhecimento da esquerda latino-americana a respeito da situação árabe é suficiente para explicar, juntamente com uma boa dose de maniqueísmo, a obsessão daqueles na esquerda em colocar um rosto na insurreição dos povos. Esses "revolucionários” estão na realidade, mais perto da razão do Estado que defendem, do que da solidariedade com os oprimidos. Acordem, amigos latino-americanos, vocês que dão lições de populismo revolucionário: a revolução árabe lhes deixou muito para trás dela!
Ex-Blog do Cesar Maia, 20-10-2011
A matéria original no El País aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-