segunda-feira, 28 de novembro de 2011

A manchete que bota pra quebrar!

Quando eu recebi esta capa, via e-mail, pensei com os meus botões e com o meu cão "Bah! Que mancada!". Pois que, como qualquer pessoa sensata, imaginei o ministério tendo este dispêndio, imaginei o ministério assinando um cheque de 86 mil euros. E o "Correio da Manhã" fez melhor (ou pior): munidos da manchete foram para as ruas:
"'Ministro compra carro de 86 mil euros' é a manchete desta segunda-feira do 'Correio da Manhã'. Fomos para a rua perguntar aos portugueses se, numa altura em que austeridade é a palavra de ordem e são exigidos múltiplos sacrifícios, é aceitável que detentores de cargos públicos tenham veículos de luxo à disposição, 24 horas por dia. Afinal de contas, o 'apertar do cinto' não será para todos?"
O que você responderia, abnegado leitor deste blogue?
Enquanto você pensa, nosso abnegado leitor, chovem os comentários os mais agressivos e insultuosos. Perfeito!
Mas este escriba que já começou a perceber a gênese (e intenção) de alguns jornalistas, comentaristas e outros "istas", deu uma pesquisada de leve.
Diário de Notícias escreve, os grifos são meus:
O ministro Pedro Mota Soares, que chegou de Vespa à tomada de posse do Governo de Passos Coelho, desloca-se agora num Audi topo de gama que custou 86 mil euros.
O "Correio da Manhã" escreve que Pedro Mota Soares, ministro da Solidariedade e Segurança Social, faz-se transportar num carro de luxo cujo preço de venda ao público ronda os 86 mil euros. Numa altura de cortes nos subsídios de Natal e de férias de funcionários públicos e pensionistas e em que se pede contenção aos portugueses, o ministro que, em Junho, se apresentou na tomada de posse do Governo ao volante de uma Vespa desloca-se agora num carro novo, com matrícula de Julho de 2011.
A viatura, um Audi A7, de três mil cm3 de cilindrada, com o preço de 53 mil euros (a inclusão de equipamento opcional rondou os 46000 euros), foi entregue ao abrigo de um contrato com a SIVA e levantada pelo próprio ministro Pedro Mota Soares, num stand da zona Sul do Parque das Nações, em Lisboa. A somar o valor dos impostos (29 mil euros), o valor total da "bomba" atinge os 86 mil euros.

O Ministério da Solidariedade e Segurança Social rejeita responsabilidades no aluguer de um carro de luxo. Fonte da tutela, contactada pela Maior Tv, esclarece que a viatura foi adquirida por concurso iniciado e concluído pelo anterior Governo do PS.
O carro foi pedido para o ex-secretário do Estado da Energia e actual líder da bancada parlamentar socialista, Carlos Zorrinho, explica a mesma fonte. O veículo foi contratado pelo regime de Aluguer Operacional de Viaturas, com duração de 48 meses. O processo foi conduzido pela Agência Nacional de Compras Públicas, adianta a fonte da Solidariedade e Segurança Social.

No Facebook do ministro citado:
1 - Ao contrário do que quer fazer crer o jornal "Correio da Manhã", o Ministro da Solidariedade não escolheu qualquer viatura, e é completamente falso que tenha sido o próprio Ministro que tenha “levantado” o carro no stand.
 2 - Pouco depois da tomada de posse o Ministro deixou de ter viatura oficial, em virtude da anterior ter terminado o seu Aluguer Operacional de Veiculo (AOV). O MSSS solicitou por isso à Agência Nacional de Compras Públicas (ANCP), uma viatura, tendo sido indicado que a única disponível de imediato era a viatura referida na notícia, uma vez que, já tinha o necessário concurso de aluguer lançado e concluído por ter sido efectuado pelo Governo Anterior, sendo na altura, destinada ao então Secretário de Estado da Energia;
 3 - O próprio Jornal Correio da Manhã, escreveu na sua edição do dia 10 de Agosto de 2011: “Ministro da Economia herda frota de Luxo” e acrescentava “que, dado os termos do acordo, o actual Executivo nada pode fazer a não ser pagar” referindo-se precisamente ao contrato do carro encomendado pelo secretário de Estado da Energia do anterior governo;
()
Concluo deixando uma pergunta: se você, caríssimo leitor, vencedor (ou escolhido) da licitação para fornecer ao governo (ao setor público) meia dúzia de alheiras por dia, você não iria querer fazer um contrato? Um contrato que o protegesse de humores de ministros, secretários ou da mudança de governo?? É o que fazem TODOS os fornecedores ou parceiros do Estado, simples assim. Agora, se esses contratos são mal negociados pelo Estado, são outros quinhentos. Mas, ao que sei, e é pouco, este Governo ainda não negociou ou renegociou contratos, vamos ver como ele o fará quando os prazos contratuais com este ou aquele forem vencendo... No resto, é só veneno. E muita ingenuidade ou burrice da parte deste Governo - que parece não saber em que serpentário se meteu. 
Do mesmo jaez:
Miguel Relvas, Miguel Carvalho, Senador Alvaro Dia... exemplo de subliminaridade

2 comentários:

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-