segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

As duas grandes religiões no mundo

Paulo Rosenbaum
Relutei o quanto pude, mas Bernard Henri-Levy estava certíssimo em pelo menos uma percepção: as duas grandes religiões do mundo contemporâneo são laicas, o antiamericanismo e o antisionismo (eufemismo para judeofobia).
Não tenho a menor pretensão de totalizar uma análise das causas históricas que levaram a esse estado de cosias, mas não me furto a evidenciar os efeitos da história. As evidências são longas e impressionantes e um de seus efeitos é claro: a mídia eletrônica está sendo usada contra a paz.
Os ataques que venho recebendo só certificam que o caminho é esse mesmo.
Não moverei um micron da linha analítica que vendo adotando e não por apego ideológico, nem pela condição de judeu contemporâneo não alinhado com nenhum grupo ou escola, mas por uma teimosia fundamentada nas tradições monoteístas: a paz é o objetivo, mas a paz não é natural nos homens.
O tribalismo e o ódio entre grupos rivais, o preconceito racial, étnico ou social (não resistiriam a nenhuma análise) são atavismos que só serão superados se e quando a relação entre as pessoas mudar completamente de configuração ou de espirito, se se quer ser mais radical, enquanto isso não acontecer eles serão necessários para a maior parte das pessoas que se sentem assim pertecentes a uma ou outra tropa.
Este battle-field ou campo de batalha (que James Joyce reformulou como bluddel-filth, sangue sujo) só mostra certo fracasso da experiência humana em conviver com o diverso e o contraditório.
Título e Texto: Paulo Rosenbaum, 19-12-2011, publicado originalmente no site “Pletz
Colaboração: Ester Azoubel

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-