segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Quando o amor se encontra online


Isabel Stilwell 
Uma em cada cinco novas relações amorosas nos EUA começou na internet, revela um estudo publicado na Psychological Science in the Public Interest, e citado pela Time online. Número que tem vindo a crescer a um ritmo assustador: em 2005, representava 3% dos encontros, mas entre 2007 e 2009 já correspondia a 22% dos encontros heterossexuais, sendo a forma de encontro mais comum, a seguir aos amigos. Mas, segundo Harry Reis, co-autor do estudo e psicólogo da Universidade de Rochester, coisa diferente é dizer que estes encontros através de sites criados para os promover, ou de redes sociais, garantam uma relação romântica mais feliz ou estável.
No mundo digital tudo se baseia no perfil, que define as características de quem procura e de quem é procurado. Por um lado, diz Harry Reis, permite cortar etapas, promovendo o encontro entre pessoas que, aparentemente, têm muitos pontos em comum. Mas, como explica, e todos sabemos, a química do amor compadece-se muito pouco com qualidades e defeitos e ainda menos com hobbies. Há quem chegue ao dia do encontro cara a cara convencido de que ali estará a sua alma gémea, só para descobrir que nada os liga. Conclusão, podem ter eliminado dezenas de pessoas, que embora não gostassem de surf ou de ir ao cinema, eram as certas para elas. «Ir às compras por um namorado, não é a mesma coisa do que comprar sapatos online», diz Reis.
Além do mais, o processo de conhecer os gostos e as preferências do outro ao vivo, produz uma adrenalina que cimenta a relação. A versão pacote, com fotografias ou vídeo à mistura, pode revelar-se enganadora. Seja como for, a estatística prova que funciona para muitos. Sobretudo os com mais de 30 anos, que se distraíram na busca por um parceiro. Porque, diz Reis, ninguém nega que a escolha é grande. Mas, recomenda, o namoro online antes do encontro ao vivo, não deve prolongar-se para lá das seis semanas, sob risco de se perder tempo precioso!
Título e Texto: Isabel Stilwell, Destak, 20-02-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-