quarta-feira, 25 de abril de 2012

Imigração mexicana para os Estados Unidos zerada em 2011!

Cesar Maia     
(El País, 24) 1. O fluxo de imigrantes entre o México e os Estados Unidos foi reduzido a zero pela primeira vez em décadas, segundo um estudo divulgado pelo  Pew Research Center. Essa mudança demonstra um estancamento da mais importante onda migratória na história dos EUA. "Se olharmos para trás, nenhuma nação enviou tantos imigrantes para os Estados Unidos como o México nos últimos quatro décadas", diz o relatório. Em quarenta anos, cerca de 12 milhões de imigrantes mexicanos emigraram para os EUA e, de acordo com o estudo, mais da metade fez isso ilegalmente.          
2. As últimas quatro décadas asseguraram que quase um em cada três imigrantes que vivem nos Estados Unidos – que conta com uma população de 40 milhões de pessoas nascidas em outro país – tenha vindo do México. Depois do México, o país de origem com maior número de imigrantes é a China, com cerca de 5%. Em relação à imigração ilegal, cerca de 58% dos 11 milhões de imigrantes ilegais que vivem nos EUA, também são de origem mexicana. Segundo o relatório, 6,1 milhões de imigrantes mexicanos não tinham o visto de residência norte-americano em 2011, cerca de um milhão menos que em 2007, quando houve a maior alta registrada.    
3. Apesar do México ter sido responsável pela maior onda de imigração para os EUA em toda sua história em números absolutos, os pesquisadores do Center Pew reconhecem que, em termos relativos, a Alemanha e a Irlanda contribuíram com uma proporção igual ou maior de imigrantes no final do século XIX.
Título e Texto: Cesar Maia
Matéria original: El País, 24-04-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-