quinta-feira, 26 de abril de 2012

Juros de Portugal atingem novo mínimo


Imagem: Bloomberg
As "yields" das obrigações portuguesas recuaram hoje mais de 30 pontos base nos prazos mais longos e mais de 17 pontos nas maturidades mais curtas. Os juros a dois anos tocaram assim num novo mínimo desde o pedido de ajuda e a "yield" a 10 anos tocou no valor mais baixo desde Setembro de 2011.
A pressão sobre Portugal continua a diminuir. Prova desse alívio é a descida das “yields” das obrigações no mercado secundário. 
No prazo a dois anos, a queda é de 17,5 pontos base para 8,935%, o que corresponde a um novo mínimo desde o início de Abril de 2011, antes do Governo liderado por José Sócrates ter anunciado o pedido de intervenção externa (6 de Abril).
A “yield” das obrigações a cinco anos também está a recuar 35,2 pontos base para 12,568%, o valor mais baixo desde 6 de Setembro de 2011. No prazo a 10 anos a queda foi de 41,9 pontos base para 10,934%.
Esta é a primeira vez, desde 30 de Setembro, que a “yield” das obrigações a 10 anos recua para um nível abaixo dos 11%.
A queda tem sido generalizada nas “yields” da dívida portuguesa no mercado secundário. O que aponta para uma redução da pressão sobre Portugal, isto numa altura em que têm sido vários os intervenientes a demonstrarem confiança no programa de ajustamento português.
Ainda hoje, o presidente da União Europeia, Herman Van Rompuy, deu Portugal como exemplo de um país que tem "agarrado o touro pelos cornos", referindo-se ao combate à crise e à implementação de reformas estruturais.
Jornal de Negócios online, 26-04-2012

Entende agora, estimadíssimo leitor, porque a súcia já enfiou o dedo no... ? Só falta começar a rasgar! Se Deus quiser, para o Bem de Portugal e dos portugueses de Bem, eles rasgá-lo-ão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-