sexta-feira, 25 de maio de 2012

Lula da Silva: "Quero ver se vou a Lisboa este ano, alugar um carro e conhecer o país todo"

Alexandra Lucas Coelho
A União Europeia "é património da humanidade", diz Lula num programa que a RTP transmitirá em Julho. O PÚBLICO acompanhou a entrevista a Graça Castanheira, a primeira desde que terminou o tratamento contra o cancro.

Sol em São Paulo: assim até parece mais fácil Lula aparecer daqui a pouco. Nada de Avenida Paulista, arranha-céus, escritório chique. É uma casa mais periférica, persiana de alumínio, azulejo florido. Ao deixar Brasília, o ex-Presidente anunciou que queria dedicar-se aos problemas de África e América Latina e esse é o foco deste Instituto Lula.

Há algo de errado em chamar a Lula ex-Presidente. Talvez porque toda a gente lhe chama "o Lula", e manda beijos como se fosse da família. A repórter acaba de aterrar em São Paulo e toda a gente que soube ao que vinha disse: "Dá um beijo no Lula."

Carinho não se deve, há ou não há. No caso de Lula tornou-se quase uma aflição nacional quando os médicos lhe diagnosticaram um tumor na garganta. À operação seguiram-se três sessões de quimioterapia e 33 sessões de radioterapia. De um dia para o outro foi-se aquele Pai Natal hirsuto: barriga, cabelo, barba. Só sobrou um bigode. E quando uns fios de cabelo renasceram, a perna esquerda ressentiu-se e Lula apareceu com bengala.

Entretanto, em Portugal, a documentarista Graça Castanheira ia esperando. Lula seria o último de 11 protagonistas na série O Tempo e o Modo, que está a ser emitida pela RTP, e inclui nomes como Eduardo Galeano, Laurie Anderson, Lucrecia Martel ou Gonçalo M. Tavares. Para formular o convite, a autora do projecto construiu de propósito um site com uma carta pessoal. A entrevista foi acordada entre Agosto e Outubro de 2011. Lula adoeceu, passaram sete meses. Só no último fim-de-semana Graça recebeu luz verde para dia e hora. Voou para São Paulo e aqui está, a acertar a câmara com uma pequena equipa brasileira. Usando panos negros e painéis, improvisou o cenário no anexo da casa, ao lado da piscina: uma mesa, uma cadeira, um papel de parede azul com flores brancas. A entrevista vai para o ar daqui a dois meses, está marcada para as 14h30 e o PÚBLICO veio para a acompanhar.
(…)
Já off, Lula diz, recuperando o ânimo: "Quero ver se vou a Lisboa este ano, alugar um carro e conhecer todo o país. Prometi à minha mulher. Faço 38 anos de casado e ainda não cumpri."
Leia no Público, 24-05-2012
Edição: JP

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-