sexta-feira, 25 de maio de 2012

"Não é a Europa toda que está em crise. Estão em crise os países que experimentaram a estupidez do socialismo"

Sobre o artigo "Está nas mãos da Alemanha o futuro da União Europeia" eis dois enriquecedores comentários:

Rivadávia Rosa
O artigo é lúcido e esclarecedor, mas a percepção da realidade é fabulosa.
E, nesse sentido temos a conhecida “Fábula da Cigarra e da Formiga” que explica também, de modo singelo.
Na Pax Romana - tivemos a moeda denarius; na Pax Christiana – Pax Britannica – a libra e, finalmente na Pax Americana o dólar. Na atual crise global – criou-se a ilusão que o mundo pode conviver com três grandes moedas (reserva de divisas), ou seja, o Dólar, Euro e Yuan.
O fato é que uma das leis cuja violação ou manipulação acarreta inevitáveis e nefastas consequências de ordem socioeconômica e política – e que os governos e os economistas de cepa marxista-leninista e de outros ‘ismos’ da mesma gênese fingem não saber é a Lei de Goodhart – cujo enunciado em sua clareza e efeitos não deixa dúvida: “certas regularidades econômicas desaparecem quando a autoridade tenta explorá-las para efeito de política econômica.”
Sabemos que a República Federal da Alemanha recebeu o espólio da “República Democrática Alemã”, um dos satélites da então URSS, vítima de falência múltipla de seus órgãos e instituições e, conseguiu reerguê-la.
Buenas, agora diante da também da ‘falência emergente’ da social democracia europeia, todos desejam que a Alemanha faça o mesmo com a Eurozona, mas, como pode se observar no artigo anexo, a ‘formiga’ parece que não concorda.
Mas para os que falaciosamente pensam que a Alemanha é ‘responsável’ pela crise da Eurozona, é conveniente trazer à MEMÓRIA:
“A riqueza como a saúde, não se retira a ninguém.” - Wealth like healt is taken from nobody – ADAM SMITH, in Investigações sobre a natureza e as causas da riqueza, 1776.
“A ambição universal dos homens é viver colhendo o que nunca plantaram.” Adam Smith
A prosperidade do Ocidente foi gerada por seus próprios povos e não foi tirada de outros.” Peter Thomas Bauer - economista húngaro – Budapeste, 1915, estudou economia em Cambridge e professor na London School of Economics.
“A melhor coisa que se pode fazer pelo próximo não é dividir com ele suas riquezas, mas revelar-lhe as dele.” Benjamin Disraeli, político e escritor britânico
“Não temos o direito de consumir felicidade sem produzi-la.” George Bernard Shaw
RESUMINDO: pensar que algumas sociedades enriquecem a custa de outras é um atentado não só a inteligência e a capacidade dos cidadãos – mas também ao trabalho e à soberania dos povos.
Rivadávia Rosa

Caro Chico,  
Não existe mágica em economia. Economia é uma ciência exata tanto quanto a física e a matemática. Errou na formulação, o prejuízo é certo.  
Não há como viver consumindo mais do que se produz. Isto é lei da vida. E quem não produz nada deve ser deixado a morrer à fome. Esta é a utilitariedade da lei da vida.  
Ocorre que os socialistas não entendem isto por absoluta falta de conhecimento dos mecanismos que regem a vida. Infelizmente, eles são numerosos nesta planeta e estão conduzindo a humanidade à extinção.  
Viver à custas do dinheiro alheio é coisa antinatural. A vida deve ser vivida às custas do próprio trabalho e do sacrifício pessoal em busca do engrandecimento interior, sobretudo moral e espiritual. Isto requer muito esforço mental e muito estudo. Custa caro e os preguiçosos não estão dispostos a pagar o preço do sucesso, que é alto. É ai que surge o socialista com idéias mirabolantes, inclusive a de que o homem de sucesso só o obteve explorando seus semelhantes.  
A pobreza é resultante da incompetência, da incúria, da preguiça, do mau caráter e da ação dos socialista no mundo inteiro. Eu sempre desconfiei de um sujeito que gosta de dar esmolas com o dinheiro alheio. É claro que muita gente precisa de ajuda, mas quando a ajuda vem na forma de auxílio monetário, o ajudado sempre passa a querer mais. Para resolver o problema o socialista passa a cobrar cada vez mais impostos dos competentes. O resultado é que termina por quebrar os competentes e todos ficam na miséria. Os exemplos estão ai para quem quiser ver.
Não é a Europa toda que está em crise. Estão em crise os países que experimentaram a estupidez do socialismo. A criação de uma moeda única, o Euro, foi uma estupidez da qual a Inglaterra ficou de fora por uma razão de competência. E se a Alemanha e outros países importantes da Europa não caírem fora desse engodo, vão pagar muito caro. Afinal, a moeda faz parte da cultura de um país. Se fosse tão simples resolver os problemas econômicos através da moeda, por que não adotar o dólar como moeda universal? Ora, o dólar é adotado apenas como padrão monetário e a grande massa de dólares que circula pelo mundo são falsos por não terem lastro e foram emitidos para satisfazer as necessidades de guerra dos norte-americanos.  
Eu acho que estamos numa encruzilhada histórica cuja saída não será fácil. Mas tudo isto faz parte da evolução humana. Talvez a crise que está instalada e que tende a se agravar gere um clímax que leve a humanidade a entender que é muito melhor investir em educação do que em armamentos. Afinal, o que se gasta em armamentos no mundo daria para resolver todos os problemas da humanidade, inclusive o do crescimento demográfico da grande parcela de inúteis.   
O caso do Brasil é típico de como a incompetência só é capaz de gerar miséria.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-