terça-feira, 22 de maio de 2012

Os telefonemas de governantes para as redações

Pete Souza/The White House/AP
Portal da Loja
Sobre telefonemas de ministros a redactores de jornais, sobre assuntos públicos e que lhes interessam há muito por onde escolher.
O Público de hoje conta na última página a sua história sobre as “pressões” que o ministro Relvas, um governante que antes de o ser já o era porque filtrou praticamente todas as nomeações de gente para cargos importantes no novo governo, efectuou sobre uma jornalista daquele diário. Maria José Oliveira cujos artigos aprecio ler (apesar da direcção do jornal ser o que é) foi directamente ameaçada por aquele ministro por causa de insistências em perguntas acerca do seu papel no caso do director do SIED, o pobre Carvalho (o Expresso conta hoje que foi fazer queixa de lhe surripiarem informações do seu computador, entregou-o voluntariamente ao Ministério Público como prova, depois de ter apagado dados com um método que se revelou tão eficaz que um militar aposentado recuperou quase todos os dados apagados e agora se vê na contingência de ser acusado de simular um crime).
As ameaças recebidas assumem gravidade num aspecto: revelação na Internet de “dados da vida privada da jornalista”. Se tal se revelar verdadeiro, o que duvido porque a notícia do Público pode ter sido apimentada retirando do contexto a tal ameaça que pode muito bem ter sido uma menção a outros factos que não se contam, será grave a ameaça porque revela duas ou três coisas inadmissíveis seja a quem for e muito menos num governante com o poder que Relvas tem: a primeira, no sentido de o mesmo ter dados sobre a vida privada da jornalista. Se tem deve explicar como os obteve. Se tem da jornalista pode ter de muitas outras pessoas.
Se os colecciona como o pobre Carvalho o faria, apenas tem de mal o fetiche em si que é bizarro e afronta a honra de um governante com tanto poder. Mas não sendo ilegal é apenas vergonhoso ou infantil.  Se colecciona dados pessoais de outros cidadãos para deleite pessoal é esquisito mas quem colecciona selos também o faz  com o mesmo propósito de gozo individual.
Se os usa, então isso é fatal para o exercício de cargos públicos.  É preciso apurar tal facto mas não vejo como.
Outra coisa é a de um governante se dar ao trabalho de telefonar para jornalistas no sentido de tentar condicionar a informação. É certo que a cretinice ambiente em certas redacções ( com destaque para a do Expresso, cujos telefonemas recebidos nunca serão notícia) justificará a irritação de quem governa ao ler coisas que atentam contra a verdade corriqueira ou a exploração abusiva de tendências de “malhar” em certos temas e pessoas. Mas telefonar para mandar recados que condicionam notícias é coisa que se julgava já ultrapassada.
No tempo de José Sócrates, cujo estilo governativo assentou em coisas destas de doutras que o jornalismo caseiro não quis investigar ( por exemplo, o caso da ida ao bijan em Los Angeles, onde deixou a marca de água do seu nome na montra do estabelecimento nunca foi notícia para o Público e deveria porque resume e sinaliza o que de mais grave e abusador existiu no consulado daquele) houve algumas situações que foram então exploradas por certos media.


Continue lendo no blogue Portal da Loja

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-