sexta-feira, 22 de junho de 2012

Dia do Aeroviário (e do Fusca)


Eberardo Benz
Hoje (22 de junho) é o dia em que se comemora o Dia mundial do Fusca e o Dia do Aeroviário, entre outros. Gosto de olhar esta seção todos os dias, pois sempre me lembra o que se comemora no dia. Quase sempre desperta em mim lembranças boas e faz reviver uma porção de acontecimentos do passado. 
O Dia mundial do Fusca traz de volta à mente o primeiro fusca na família, depois trocado por outro mais novo. Todos os membros da família se deliciaram com os Fuscas e têm muitas histórias pitorescas para lembrar. Verdadeiras aventuras vividas, que apesar de eventuais percalços, sempre acabaram em um final feliz.
A data do dia de hoje, 22 de junho, em que tambem se comemora o Dia do Aeroviário, me faz reviver lembranças muito tristes. É certo que há muitos aeroviários pelo mundo que têm motivos para festejar o seu dia, pois é a data em que oficialmente é lembrado o seu dia em reconhecimento ao seu trabalho, nem sempre fácil, pois exige muito conhecimento e muitos sacrifícios.
No entanto, também existe um grande número de aeroviários que não tem nenhum motivo para festejar, pelo contrário, para eles é um dia de reflexão e muita tristeza. 
São aqueles aeroviários que trabalharam na VARIG, CRUZEIRO DO SUL, TRANSBRASIL, RIOSUL, que outrora se preocuparam em poder viver uma velhice um pouco mais confortável e sem preocupações financeiras, que acreditaram no AERUS.
Tambem acreditei no AERUS. Depois de estudar detidamente a proposta e considerar a mesma viável e muito boa, principalmente por contar com a garantia do governo federal. Como muitos, tambem contribuí para o AERUS desde a sua fundação, em 1982.

Passei a contribuir para o AERUS com o mesmo valor que contribuia para o INSS, equivalente na época, ao valor de vinte salários minimos. Era uma contribuição muito pesada, que muitas vezes abalava demasiadamente o orçamento, obrigando até a recorrer a empréstimos. Hoje recebo do INSS o equivalente a pouco mais de tres salários mínimos e do AERUS, o equivalente a um salário mínimo, com a promessa de os pagamentos do AERUS acabarem no fim deste ano. É esta a garantia que o governo prometeu??? Onde está o dinheiro da aposentadoria legal do INSS??
Já houve um sem número de reuniões e contatos com as mais diversas autoridades no intuito de regularizar a situação do AERUS. As reuniões sempre foram muito boas e com muitas promessas, mas sem nenhum resultado prático. Sempre dizem que o problema do AERUS é muito complexo e de difícil solução. Pergunto: se o caso do AERUS é de dificil solução, então parece que quem tem que resolver, sempre o vai empurrando para a frente, por medo ou por incapacidade, e só resolve os casos fáceis. Provavelmente, após eu já não estiver mais neste mundo e ter seguido o caminho dos quase 700 colegas do AERUS, que morreram devido a suicidios, falta de dinheiro para fazer tratamentos e não poder comprar os medicamentos necessários, que todos morreram na ilusão com a promessa do governo, as ilustres autoridades vão ter a coragem de encontrar uma solução para resolver estes casos ditos complexos.
Será que, pelo menos, nossos netos vão poder viver num país em que se cumprem as promessas e todos cidadãos vão ter seus direitos reconhecidos e assegurados?
Texto: Eberardo Benz, 80 anos


Têm a ver:
Leilão dos imóveis da Varig será no dia 28

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-