quinta-feira, 28 de junho de 2012

Gabão queima cinco toneladas de marfim para salvar elefantes

Imagem: AD
As autoridades do Gabão queimaram nesta quarta-feira cinco toneladas de marfim, algo inédito na África Central, para dizer aos caçadores furtivos e traficantes que o Governo está empenhado em salvar os elefantes.
Como sinal da importância dada a esta operação, foi o Presidente do Gabão, Ali Bongo Ondimba, quem deitou fogo à pilha de marfim – com 4825 quilos, composta por peças em bruto e esculturas –, na presença do primeiro-ministro Raymond Ndong Sima e outros membros do Governo. Esta quantidade de marfim representa a morte de 850 elefantes, disse a WWF (Fundo Mundial da Natureza), organização parceira da operação.
O valor do que foi destruído atinge os 7,5 milhões de euros, à razão de 1600 a 2000 euros por quilo vendido no mercado negro asiático, de acordo com os dados da Agência Nacional de Parques Nacionais.
Esta operação surge depois de um período intenso de caça ilegal na África Central, quando o número de elefantes mortos por causa do marfim atingiu níveis recorde, disse, em comunicado, a organização TRAFFIC, especializada no combate ao comércio ilegal de espécies, com sede no Reino Unido. O comércio internacional de marfim está proibido desde 1989 pela CITES (Convenção sobre o comércio internacional de espécies selvagens de fauna e de flora ameaçadas de extinção).
(…)
Leia no Público, 28-06-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-