sábado, 21 de julho de 2012

Apure os fatos antes de publicar

Paulo Alkmin
Boatos e notícias falsas existem desde antes da internet e é necessário tomar muito cuidado para evitar a publicação de notícias que se mostrem falsas no futuro e acabem prejudicando a reputação do seu blog. Veja algumas dicas de como apurar os fatos antes de publicar e tenha a confiança dos seus leitores.
Um erro muito comum em blogs de notícias (ou até mesmo de opinião) é pegar uma notícia ou fato qualquer nas redes sociais e escrever sobre ela, sem antes verificar se a notícia é real ou se todos os fatos estão corretos. Muitas vezes motivados pela pressa, não é raro ver blogs noticiando boatos como reais.
Isso é ruim porque acaba minando a credibilidade do seu blog. Se o seu leitor percebe que você publica qualquer coisa, ele vai parar de considerar você como uma fonte de notícias confiável e vai procurar outras fontes que tragam informações mais apuradas. No final, você vai ficar conhecido como apenas mais um blogueiro que copia o que vê pela internet.

Senso Comum: você tem esse poder?
Muitos pensam que o mais importante na internet é ser o primeiro a publicar a notícia, mas nem sempre isso é verdade. Muitas vezes é mais interessante segurar um pouco a informação e correr atrás dos detalhes. De repente, você tem até a chance de conseguir um furo ainda mais interessante ou até um outro lado da história.E como fazer isso? Siga essas dicas, e você verá que apurar dados é simples:

- Procure antes nos buscadores e nos principais sites de notícia: pode parecer banal, mas muitos repassam informações sem antes fazer isso. Junte nomes, declarações, datas, locais e verifique se a informação aparece em fontes confiáveis, ou seja, se a história bate. Considere também que não é porque a história aparece na busca que ela é real. Como sempre, quem dá a notícia é mais importante.

- Descubra onde se originou a informação: é muito comum ver sites de tecnologia repassando informações que nasceram a partir de conversas não-oficiais, traduções mal feitas de notícias internacionais ou até mesmo boatos criados pela concorrência. Repare que isso pode acontecer em qualquer área, por isso antes de publicar uma notícia, verifique como ela se originou e se houve algum tipo de declaração oficial. Qualquer notícia que comece com algo  do tipo “estava em uma mesa próxima em uma restaurante e ouvi toda a conversa” merece no mínimo um cuidado antes de ser tratada como verdadeira.

- Entre em contato com as fontes: Empresas, agências de publicidade e celebridades costumam ter uma assessoria de imprensa, ou ao menos um setor que pode tirar suas dúvidas, e normalmente os responsáveis costumam tratar bem blogs que se apresentam como veículos de imprensa. Tenha telefones e emails dessas assessorias em mãos e não se acanhe em ligar pedindo mais informações antes de publicar uma notícia. De repente, você até consegue informações mais completas que o boato que está circulando.

- Separe fatos de expectativas: muitas vezes gostamos tanto de um assunto e falamos dele com tanta paixão que nos empolgamos e publicamos até mesmo o que apenas queríamos que fosse verdade como um fato. Tome muito cuidado para não confundir o leitor, separando aquilo que você sabe ser real daquilo que você apenas gostaria que fosse verdade.

- Avise se a notícia não pode ser comprovada: muitas vezes é impossível confirmar se uma notícia é real, mas se seu sexto sentido diz que vale a pena publicar, deixe claro para o leitor que se trata de um boato, um rumor. Quando a notícia for comprovada (seja ela verdadeira ou falsa) você pode atualizar o post ou até mesmo escrever um novo com informações mais atualizadas.
Lembre-se que o interesse das pessoas ao acessar seu blog é encontrar informações precisas e que possam ajudá-lo. Faça um bom trabalho de apuração e conquiste a confiança dos seu leitores, além de aumentar sua credibilidade e relevância no meio.

Compartilhe com seus amigos



Título, Imagem e Texto: Paulo Alkmin, no blogue da Boo-Box– Tecnologia de Publicidade & Mídias Sociais, 19-7-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-