segunda-feira, 23 de julho de 2012

Space Shuttle - The end of one dream

Space Shuttle “Endeavour”sendo transportada por um Boeing 747, 27 de março de 1997
Otacílio Guimarães
Fiquei muito chateado com a aposentadoria dos Spaces Shuttles, os ônibus espaciais norte-americanos da NASA.
Acompanho o programa espacial da NASA desde o início com as capsulas Faith (fé) e vibrei quando John Gleen foi o primeiro astronauta norte-americano a sair da atmosfera terrestre. Antes aplaudi o voo pioneiro de Yuri Gargarin, mas sempre torci pelos norte-americanos por uma questão de princípios morais. Li o livro Fogo Sagrado, de Michael Collins, o astronauta que ficou em órbita no módulo de serviço da Apollo 11 que levou os primeiros homens à lua, Neil Armstrong e Edwin Aldrin. Neste livro, que tenho comigo, ele relata como foi aquela fantástica aventura.
Sempre admirei homens que arriscam suas vidas pela ciência e pelo bem da humanidade. Afinal, a busca do conhecimento é fundamental para o progresso humano. Geralmente são homens modestos e que não estão em busca da fama ou do dinheiro, mas sim, de uma realização pessoal e trabalham pelo bem coletivo de toda a humanidade.
Acompanhei todo o projeto Apollo e a cada dupla de austronautas que desciam na Lua eu vibrava e minha fé na inteligência e engenho humanos aumentava. Eu me sentia mais otimista no futuro da espécie a cada conquista espacial dos norte-americanos.
Agora vejo com pesar o encerramento do projeto Space Shuttle, um dos mais ambiciosos programas empreendidos pelos Estados Unidos e que possibilitou a construção da Internationa lSpace Station. A justificativa para o encerramento deste programa é de que se tornou muito caro e de que a iniciativa privada poderá continuá-lo de forma mais barata. Espero que dê certo.
Como lembrança, guardei este documentário, dentre vários outros que tenho, sobre o Space Shuttle, um programa que demonstrou que o ser humano é capaz de chegar aonde quer desde que se disponha a isto, sem vaidades, sem orgulho e sem ideologias. Basta que tenha Faith (Fé). Recomendo a vocês verem este magnífico documentário sobre o programa Space Shuttle:


Um abraço a todos,
Título e Texto: Otacílio Guimarães, 23-7-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-