terça-feira, 23 de outubro de 2012

"Chico, nada sei sobre Economia"

A verdade, Jim, é que muitos querem apenas a UE como um bloco econômico e não como um país, uma federação, em que cada país atual seja apenas um estado. Ficarão de fora, certamente, a França, a Holanda, a Alemanha e até, provavelmente, a Itália...
Este é o problema. E, é claro, sendo a UE apenas um bloco econômico, quem leva vantagem são os países economicamente mais sólidos (Alemanha, França, Holanda, etc.)
Acho mesmo que países como Portugal, Espanha e Grécia deveriam sair da zona do Euro e da UE e cada um deles tratar de se equilibrar da melhor maneira possível. Isso talvez favorecesse a criação dos tais EUE (Estados Unidos da Europa), com a posterior entrada dos demais já em situação de equilíbrio econômico adquirido por forças próprias.
O que achas?
Francisco Vianna


Chico,
Nada sei sobre Economia. Aliás, nada sei sobre muita coisa, mas sei uma, com absoluta convicção: não sou burro! Não sou parvo!
Os “muitos que querem apenas a EU como um bloco econômico” são exatamente aqueles que adoram (e só sabem) gastar o dinheiro dos outros ou… praticar a solidariedade com a generosidade (chapéu) dos outros. Trabalhar, se esforçar é exploração! Adoram ter vários carnês de prestação, mas não pagam. Quando o Baú da Felicidade, as Casas Bahia, o Rei da Voz… lhes negam continuar vendendo fiado eles gritam contra a falta de… solidariedade!
O problema, pior para Portugal se sair da zona euro, é voltar a ter um governo socialista que, simples e facilmente, desvalorize a moeda e, simples e facilmente, aumente os salários do funcionalismo. E todos ficam contentes. Os filhos e os netos que se lixem! Não é isso?

“As massas não buscam a reflexão crítica: simplesmente, seguem suas próprias emoções. Acreditam na teoria da exploração porque ela lhes agrada, não importando que seja falsa. Acreditariam nela mesmo que sua fundamentação fosse ainda pior do que é.”
Eugen von Böhm-Bawerk 1851-1914
JP, 23-10-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-