terça-feira, 23 de outubro de 2012

Nova telenovela com lágrimas e impostos

Isabel Stilwell 

É uma vergonha o dramalhão feito em redor da carta de um enfermeiro compelido a passar além da Taprobana, em perigos e guerras esforçados, o que no século XXI consiste em meter-se num avião e aterrar no Reino Unido, para trabalhar num hospital com todas as condições.
Mas o problema não está no escrito, nem nas legítimas saudades do Pedro Marques, nem tão pouco no desespero que sente por não encontrar emprego no país onde desejava trabalhar, mas naquilo que alguma comunicação social fez dele, ao serviço da recente fobia à emigração. A que se junta o gosto por tiradas delico-doces: definitivamente “Que as lágrimas não paguem imposto”, é um fantástico nome para uma telenovela. O problema está na análise superificial da realidade e no esquecimento da História. Esquece-se que:
1 - Somos um povo de descobridores, facto de que habitualmente nos gabamos à exaustão. Embarcámos nas caravelas, porque aqui não tínhamos nem presente, nem futuro.
2 - Foi sempre a pobreza que levou milhares de portugueses a emigrar e a aceitar uma vida duríssima. O pai de Pedro Marques emigrou para França à procura de trabalho. Pedro faz agora o mesmo, com uma enorme vantagem: um curso superior que lhe permite um emprego com perspectivas incomparavelmente melhores.
3 - Pertencemos à União Europeia. Choca este alarido na semana em que se celebraram 20 anos do Mercado Único, cuja grande mais-valia foi criar uma comunidade sem-fronteiras, onde é possível e desejável estudar e trabalhar em qualquer dos seus Estados, com os mesmos direitos e oportunidades. É uma vantagem que os 250 mil portugueses que se estimam viver no Reino Unido, de há muito sabem usufruir. Aliás, há pouco, as notícias eram dos protestos contra os portugueses que “roubavam” emprego.
4 - Os emigrantes, ao contrário do que diz a carta ao PR, não são impedidos de ajudar o seu país. Muito pelo contrário. Foram eles que contribuíram com as suas “remessas” para a prosperidade que permitiu a Pedro Marques estudar e ter uma licenciatura. Hoje, podem fazer o mesmo.
Título e Texto: Isabel Stilwell, Destak, 23-10-2012

Relacionados:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-