terça-feira, 23 de outubro de 2012

O humor limitado

Alberto de Freitas
O programa “Governo Sombra”, agora também na TVI, conta com humor “limitado” de Ricardo Araújo Pereira, pela Portugal Telecom, Partido Comunista Português e Benfica. Deixando de lado a PT, pois é complicado “brincar” com o ganha-pão ou, direi pelos valores em jogo: ganha-brioches.


O Benfica, como qualquer outro clube de futebol, é composto de uma fauna (humana) fonte de inspiração humorística, mesmo para taciturno. Mas… nada. A questão do PCP é mais abrangente, pois não é só partidária, é mesmo complexo de esquerda. Sobre a direita faz piada, sobre a esquerda, bota ideia inteligente.

Quando define a austeridade como uma mania e até compara com os anos 70 e a moda da “mariconera”, pensa-se: é piada. Não, não é, é ideia inteligente. Como se ser pobre fosse mania: “ouve lá, quando é que deixas de ser pobre?” – “´é pá tens toda a razão, amanhã acabo já com esta mania” – “é que isso tá fora de moda, pá

Para ele, a esquerda considera os indivíduos mais iguais que desiguais, e a direita, mais desiguais que iguais. Por isso, ele é de esquerda. Claro que da esquerda que não mate, nem use violência.

Com estes princípios, também eu. Só gostava de saber se para nos igualarmos, sou eu que adquiro a capacidade de botar piada, se é ele que a tem que perder. A prática comprova que só à força é que a coisa se consegue. Se fosse eu no poder, como macambúzio, punha como igualdade todos a terem piada, de modo a me fazerem rir; se fosse ele no poder, a obrigação seria de todos rirem, venerando o humor do líder.

Humor exige liberdade e é arma eficaz contra a falta dela. De resto, é humor-amputado, tal qual Jô Soares não fazer piada de gordo.
Título e Texto: Alberto de Freitas, 23-10-2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-