domingo, 28 de outubro de 2012

Pesquisas em SP – Vamos ver quem vai para o lixo: os institutos de pesquisa ou o tracking dos partidos

Reinaldo Azevedo
Ô gente chata da zorra!
Não tratei ainda das pesquisas Datafolha e Ibope porque também tenho vida privada: casou-se uma prima da minha mulher. Saímos à tarde de casa. Acabo de chegar. Por que eu teria receio, como sugerem os petralhas, de abordar o assunto? Essa turma andou comendo muita banana? Se eu ignorar as pesquisas, o resultado das urnas será outro? É impressionante! Eu tenho milhares de leitores, sim. Mas não creio que consiga interferir, desse modo, numa eleição…
Em menos de 20 horas, saberemos o resultado, e então se poderá constatar se o Datafolha, que aponta uma vantagem do petista Fernando Haddad de 58% a 42% nos votos válidos, e o Ibope (59% a 41%  para o petista) estão certos.
Qualquer que seja o resultado, alguma revisão terá de ser feita. Ou os institutos voltam à escola, ou os partidos param de gastar dinheiro com tracking — as pesquisas diárias por telefone. Tanto o do PT como o do PSDB dão resultados absurdamente diferentes desses. No do PSDB, há empate técnico; no do PT, quase isso. Ainda que se admita que o tracking sempre tem uma margem de erro maior do que as pesquisas, fosso como o de agora nunca se viu.
É comum quem está atrás não confiar nas pesquisas. Desta feita, no entanto, mesmo com margem tão folgada nos institutos, o PT também não confia, daí a virulência de sua campanha. Isso é só um fato. Como tal, tem de ser dito. É evidente que não muda em nada o resultado.
Em menos de 20 horas, a gente vai saber se as pesquisas têm de ir para o lixo ou se os partidos é que precisam parar de jogar dinheiro no lixo. A depender do resultado, as duas alternativas podem estar certas…
Título e Texto: Reinaldo Azevedo, 27-10-2012

Relacionado:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-