terça-feira, 20 de novembro de 2012

A resposta do Governo à crise é "impressionante"

Rui Peres Jorge
O FMI faz uma análise muito positiva ao esforço de reforma do Govern

“As autoridades portugueses adoptaram um esforço de política impressionante para reverter os desequilíbrios acumulados e travar a crise”. Esta é uma das frases iniciais do comunicado publicado há minutos em que o FMI sintetiza as principais conclusões da sua análise regular a Portugal, ao abrigo do artigo IV, o qual estabelece a obrigatoriedade do FMI desenvolver com regularidade a análise às economias dos países que o constituem.
Os técnicos de Washington passam em revista as medidas adoptadas nas frentes orçamental, financeira e estrutural e consideram que o País já conseguiu “progressos consideráveis” e que, apesar de alguns contratempos, conseguiu “avanços visíveis” no ajustamento orçamental e “melhorias significativas” na frente externa.
A equipa do FMI que veio a Lisboa várias vezes nos últimos meses, considera que os esforços, tanto na desalavancagem da economia, como no controlo orçamental e nas reformas estruturais têm de continuar ("imperativos" para a recuperação, dizem) e consideram que um dos principais riscos nos próximos anos será que o país abrande o espírito reformador adoptado desde 2011.
“Aos esforços de reforma estrutural têm de ser sustentados bem para lá do horizonte do programa”, defendem, avisando que “desta vez Portugal precisa precisa de resistir à complacência de reformas que colocou a economia em problemas”, lê-se no comunicado publicado há minutos.
Título e Texto: Rui Peres Jorge, Jornal de Negócios, 20 Novembro 2012 – 16h17
Hoje eu faço questão de acompanhar o que dirão as cassandras e comentadores nos telejornais... vai ficar difícil disfarçar a inveja... Veremos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-