sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Adele: a melhor canção-tema de James Bond


Ernesto Ribeiro
Só os maiores medalhões da música pop são convidados a cantar um tema de 007. Mas somente os melhores conseguem interpretar uma canção-tema realmente arrebatadora. É nesse teste de fogo que a fofurinha docinho de coco Adele mostra porque afinal ela é a MAIOR e MELHOR cantora do mundo, vendendo muito mais discos do que qualquer estrela poser-armação fabricada pela mídia (recentemente a pior e mais podre delas passou pelo Brasil).
Desde que lançou seu primeiro disco aos 19 anos de idade, a cantora e compositora Adele já arrebatou mais troféus da crítica do que qualquer outro, e bateu os recordes de vendagens e premiações de gente graúda com Michael Jackson e Whitney Houston  --- simplesmente CANTANDO com a força e domínio de mestra suficientes para suceder Amy Winehouse como a nova Rainha da Música Pop sem precisar se meter em nenhum escândalo, nem armar teatrinho. Como toda artista genuína, ela tem como combustível de inspiração a infelicidade: entre um álbum e outro, se apaixonou, adiou as gravações, perdeu o amor tragicamente, mergulhou num poço de lágrimas, ficou reclusa, engordou (muito!) se recusou a perder peso e então gravou o segundo álbum, muito melhor ainda. Dizem que Adele é um tanto depressiva às vezes, mas eu acho que ela é apenas VERDADEIRA. É uma voz arrancada do fundo da alma. É uma deusa de talento tão descomunal que não é surpresa ela ter composto e cantado a Melhor Canção-tema de James Bond, no filme mais artisticamente denso de toda a série. E olha que a concorrência é fortíssima.
Numa interpretação sensível, delicada e elegante, com arranjo monumental e perfeitamente cadenciado, ela se entrega por inteiro, nos inspirando os sentimentos mais fortes, do encanto entusiasmado até a mais funda melancolia — e sem deixar que pese demais na canção a sensação de desespero e depressão que o personagem estaria sentindo ao cair do céu para o fundo das águas e experimentar a passagem do fim da vida para a morte. Basta acompanhar a letra e entender o que Adele diz sobre a alma do agente em seu momento mais dramático. É o limite final, na hora da verdade.
E Adele cumpre a missão: a cena dos créditos de abertura de SkyFall  é um sonho alucinógeno, um delírio magistral que espelha brilhantemente como um homem de ação veria sua vida de aventuras passando diante de seus olhos em poucos minutos. Com a melhor trilha sonora possível. Não consegue imaginar? Então, só vendo. E ouvindo.
Título, Imagens e Texto: Ernesto Ribeiro, 16-11-2012


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não publicamos comentários de anônimos/desconhecidos.

Por favor, se optar por "Anônimo", escreva o seu nome no final do comentário.

Não use CAIXA ALTA, (Não grite!), isto é, não escreva tudo em maiúsculas, escreva normalmente. Obrigado pela sua participação!
Volte sempre!
Abraços./-